O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) marcou presença no XIII Encontro Nacional dos Tribunais Estaduais Usuários do Processo Judicial eletrônico (PJe), realizado nos dias 27 e 28 de março de 2025, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). O evento reuniu magistrados(as), servidores(as) e especialistas da área tecnológica para debater soluções e desafios do Processo Judicial Eletrônico (PJe), reforçando o compromisso do Judiciário com a inovação e a eficiência.
Segundo os(as) servidores(as) presentes, o encontro foi essencial para a troca de experiências e aproximação com as inovações aplicáveis ao tribunal. O evento proporcionou um ambiente de aprendizado e colaboração, permitindo que as equipes absorvessem conhecimentos práticos para melhorar o dia a dia do Judiciário rondoniense.
O TJRO foi representado pela diretora do Departamento Judicial da Corregedoria-Geral de Justiça, Isadora Gomes Barros; pelos coordenadores da Central de Processos Eletrônicos do 1º Grau (CPE1G), João Afro Mariano Vieira e Peterson Vendrameto; pelo gestor de equipe, Igor Apolinário Marinho de Oliveira; e pelos analistas de sistemas Rafael Palliarini Urrea e Osvaldo dos Santos Júnior.
“O evento nos deu uma visão clara das melhorias que estão sendo implementadas e de como podemos trazer essas inovações para o TJRO, aprimorando os fluxos de trabalho e proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente à sociedade”, ressaltou Isadora Gomes Barros.
Durante os dois dias de evento, diversos temas estratégicos foram debatidos, entre eles: as melhorias implementadas no novo portal de serviços do Poder Judiciário, incluindo a habilitação do peticionamento intercorrente, além dos próximos passos para a inclusão no sistema do protocolo de petições iniciais, cartas precatórias, declínios de competência e ofícios. Também foi compartilhado o andamento da implementação do Domicílio Judicial Eletrônico e o progresso do Módulo Gabinete do Juízo, ferramenta que facilita a confecção de decisões e despachos dentro do próprio sistema. Outros temas abordados no evento incluíram Segurança Digital, Automação Judicial, o uso do PJe em nuvem e o Sistema Nacional de Precatórios do CNJ.
O encontro foi uma realização do Comitê Gestor Nacional do PJe em parceria com o TJES e teve como intuito fortalecer o diálogo entre os Tribunais usuários do Pje.
A participação do TJRO no evento é mais um exemplo do engajamento da instituição com a inovação e a melhoria contínua dos serviços judiciais. A equipe do Tribunal acompanhará de perto as novidades adquiridas para avaliar suas viabilidades localmente.
Assessoria de Comunicação Institucional