Notícias do TJRO
 
04/12/2024 16:35

 

 arte de conviver CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou, nos dias 27 e 28 de novembro, o seminário “A Arte de Conviver – A Justiça Restaurativa nas Instituições”. O evento, sediado no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, teve como objetivo promover a reflexão sobre a Justiça Restaurativa como ferramenta para a construção de ambientes de trabalho mais acolhedores, respeitosos e justos. Representando a Coordenadoria de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Rondônia, a juíza Kerley Regina Ferreira Alcântara e o facilitador Roger Andrade Bressiani participaram do evento.

 O seminário contou com a presença de especialistas e autoridades, como o presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e o presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso.

Fotografia mostra mesa de autoridades

 Durante a abertura, o ministro Barroso destacou a importância da Justiça Restaurativa como alternativa à judicialização excessiva, ao punitivismo e ao hiperencarceramento. O conselheiro Alexandre Teixeira, coordenador do Comitê Gestor da Justiça Restaurativa no CNJ, ressaltou o poder transformador do método, que visa promover a construção de uma sociedade “em que todos se sintam responsáveis por si próprios, pelos outros e pelo meio ambiente”. Além disso, a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Katia Herminia Lazarano Roncada, enfatizou a necessidade de “olhar para dentro” e aplicar a Justiça Restaurativa em casos de infrações funcionais e assédios.

Além das palestras, os representantes do TJRO participaram de oficinas temáticas que promoveram debates sobre os desafios e possibilidades da implementação da Justiça Restaurativa em diferentes contextos judiciais.



Assessoria de Comunicação Institucional 

  • Compartilhar esta matéria