Notícias do TJRO
 
23/10/2024 13:33

Oficinas, visitas, palestras e muita interação em três dias de evento na capital

foto mostra sala de aula com várias pessoas, homens e mulheres adultos sentados olhando para palestrantes

Servidores que atuam na administração de unidades do Poder Judiciário de todo o Estado estão reunidos em Porto Velho até o próximo dia 23, para o I Seminário de Aperfeiçoamento da Administração dos Fóruns, que ocorre na Escola da Magistratura de Rondônia. O diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel e o secretário-geral do Tribunal de Justiça, juiz Rinaldo Forti, participaram da abertura, na manhã desta segunda-feira. Seguida à solenidade informal de inauguração do Seminário, os assistentes da Direção e Administradores de unidades administrativas ou judiciais participaram de um momento de autocuidado, com psicólogos(as), dinâmicas e atividades. Contratos, fiscalização, suprimento de fundos e outros assuntos relacionados ao dia a dia da atividade serão tema das oficinas e palestras.

Para a secretária administrativa do TJRO, Elaine Piacentini, o encontro celebra a oportunidade de atualização dos servidores, especialmente com a nova lei de licitações, em busca do melhor desempenho no desenvolvimento das atribuições dos administradores. Logo no início, o principal, a saúde. Os psicólogos do TJRO Cristiano Correa e Thaís de Paula apresentaram a palestra “Prevenção do Burnout”. Segundo ele, a conversa trouxe esclarecimentos, exercícios e indicação de formas de prevenção e autocuidado com a saúde mental. Thaís destacou, ainda, a questão de gênero e as jornadas da mulher servidora em seus diversos papéis no cotidiano.

Marcelo Lino, diretor do Departamento de Aquisições e Gestão da Secretaria Administrativa do TJRO, conduziu uma oficina sobre o processo de contratação, desde a identificação da demanda, passando por procedimentos como o termo de referência, edital até a execução do pagamento. “Quanto mais eles entenderem o processo de contratação melhor a atuação deles será para o tribunal e para a sociedade”, afirmou Lino.

Para quem participa do evento formativo, é um momento de troca de experiências e compartilhamento de soluções sobre os desafios do dia a dia da administração dos fóruns. O servidor Marcos Alexandre, da comarca de São Francisco do Guaporé, destaca que a interação e o conhecimento mútuo são fundamentais nesse tipo de formação, o que gera ainda mais valor ao Seminário organizado pela SA. Na avaliação da titular da Secretaria, o objetivo é “atualizar os conhecimentos, reforçar os vínculos institucionais e fortalecer a rede de colaboração entre as comarcas”, afirmou Elaine Piacentini. 

No período da tarde, eles ainda participaram de palestras e oficinas sobre o papel do gestor e do fiscal no acompanhamento da execução contratual e na boa prestação do serviço contratado, ministrada pela coordenadora do Núcleo de Serviços Gerais, Joice Carvalho; e da oficina de boas práticas de telefonia, com foco em recursos tecnológicos, que teve como facilitar o chefe da Seção de Serviços Operacionais, Thiago Marcos Sales Pereira e Adriana Porto Costa. O dia foi encerrado com a oficina Gestão e Fiscalização de Contratos na Prática, conduzida por Edilson Natalino Fernandes, da Seção de Suporte aos contratos das comarcas.

Na terça-feira, eles fizeram uma visita técnica ao Fórum Geral de Porto Velho, maior unidade judiciária do Estado, instalada na avenida Pinheiro Machado. Em seguida, os assistentes de Direção seguiram para Candeias do Jamari, onde conheceram o Fórum Digital, inovação da Justiça de Rondônia premiada nacionalmente.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria