Gerenciamento de Mudanças

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STIC

Mudanças

(Anexo III do Ato n. 310/2017, DJe n. 47, de 14/3/2017)

VERSÃO DESCONTINUADA

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Gerente de Mudança: Diretor do Degov

O Processo de Gerenciamento de Mudanças tem por finalidade assegurar que etapas e artefatos padronizados sejam usados para registrar, avaliar, autorizar, planejar, implementar e revisar as mudanças nos serviços oferecidos pela área de tecnologia, visando mitigar os impactos e riscos.

Objetivos:

  • Oferecer mecanismos para que as necessidades de manutenção no ambiente de TIC sejam controladas;
  • Assegurar que as mudanças nos serviços oferecidos pela área de tecnologia sejam aprovadas pelas pessoas corretas;
  • Assegurar que as mudanças sejam revisadas após sua implementação;
  • Permitir que serviços sejam restaurados, bem como soluções definitivas sejam implementadas de forma controlada e autorizada.

Fluxo:

processo-gerenciamento-mudanca-p

Descrição das Atividades:

Id

Atividade

Objetivo

Responsável

1

Registrar RDM

Elaborar uma RDM, preenchendo os campos DATA SOLICITAÇÃO, Nº, PROJETO/INCIDENTE, SOLICITANTE, TIPO DE MUDANÇA, IMPACTO DA MUDANÇA, DATA DE PREVISÃO DA MUDANÇA, MOTIVAÇÃO, INFRAESTRUTURA IMPACTADA, SISTEMAS IMPACTADOS, USUÁRIOS IMPACTADOS, PLANO DE ROLLBACK do formulário RDM disponibilizado. Se possível, preencher POSSÍVEIS INCIDENTES, RESPOSTA AOS POSSÍVEIS INCIDENTES e ATIVIDADES.

Solicitante

2

Analisar a completude da RDM

Verificar se a RDM é viável, necessária, está com as informações listadas anteriormente completas e se já não existe um outro registro em aberto. O gerente de mudança poderá devolver a RDM para ajustes ao solicitante se verificar a falta de informações necessárias para análise da mudança

Gerente de Mudança

3

Analisar a urgência

Verificar se a RDM está seguindo os critérios definidos para mudança emergencial. Se não estiver ou puder ser programada, a RDM será encaminha ao CCM para aprovação. Se estiver respeitando os critérios e completa, será aprovada pelo CCME

Comitê Consultivo de Mudança Emergencial

4

Encaminhar as RDMs ao CCM

Listar e definir as RDMs que serão encaminhadas ao CCM para deliberação e, consequentemente, ajuste de atividades necessárias, incluindo entre essas a elaboração e plano de comunicação aos impactados

Gerente de Mudança

5

Executar a mudança

Executar as atividades elencadas na RDM para a execução da mudança

Grupo Solucionador

6

Registrar o sucesso

Completar o campo DATA REAL DA MUDANÇA

Grupo Solucionador

7

Executar o plano de rollback

Executar as atividades elencadas na RDM no campo PLANO DE ROLLBACK Levantar os PONTOS NEGATIVOS para preenchimento da RRM

Grupo Solucionador

8

Elaborar e encaminhar o RRM

Elaborar uma RRM, preenchendo todos campos do formulário RRM disponibilizado.

Grupo Solucionador

9

Analisar a RRM

Verificar se as informações foram registradas por completo e estão suficientes para serem entendidas

Gerente de Mudança

10

Informar solicitante

Comunicar o solicitante sobre:

* não aprovação da RDM pelo CCM;

* sucesso da mudança proposta no RDM;

* execução de plano de rollback

Gerente de Mudança

Controle do processo:

ID

1

Processo

Gerenciamento de Mudanças

Dono do Processo

Diretora do Departamento de Estratégia e Governança de TIC (DEGOV)

Indicador

Índice de RDMs concluídas - IRDMc

Justificativa

Manter o controle sobre os níveis de RDMs concluídas indica o desempenho do processo

Periodicidade

Bimestral

Intervalo

3 últimos meses

Regra de cálculo

IRDMc = (Total de RDMs concluídas) / (Total de RDMs em aberto) * 100

Onde:

  • Total de RDMs concluídas: quantidade de RDMs concluídas no período de análise
  • Total de RDMs em aberto: quantidade de RDMs que estavam abertas no período de análise (incluem-se as pendentes de fechamento de períodos anteriores e aquelas RDM´s abertas no período)

Meta

Manter o índice de RDM´s concluídas no período, acima de 95%, até dezembro 2017

Origem dos dados

RDMs

Responsável pela coleta

Dono do processo

Responsável pela análise do indicador

CCM

 

ID

2

Processo

Gerenciamento de Mudanças

Dono do Processo

Diretora do Departamento de Estratégia e Governança de TIC (DEGOV)

Indicador

Índice de RDMs do tipo emergencial - IRDMe

Justificativa

Manter o controle sobre os níveis de RDMs emergenciais

Periodicidade

Mensal

Intervalo

3 últimos meses

Regra de cálculo

IRDMe = (Total de RDMs emergenciais) / (Total de RDMs) * 100

onde:

  • Total de RDM´s emergenciais: quantidade de RDM´s EMERGENCIAIS que foram submetidas à análise da Gestão de Mudanças no período de análise
  • Total de RDM´s: quantidade de RDM´s que foram submetidas à análise da Gestão de Mudanças no período de análise

Meta

Baixar o índice de RDM´s do tipo emergencial, em até 5%, até dezembro 2017

Origem dos dados

RDMs

Responsável pela coleta

Dono do processo

Responsável pela análise do indicador

CCM

ID

3

Processo

Gerenciamento de Mudanças

Dono do Processo

Diretora do Departamento de Estratégia e Governança de TIC (DEGOV)

Indicador

Índice de RDMs do tipo Normal implantadas - IRDMni

Justificativa

Manter o controle sobre os níveis de RDMs do tipo Normal implantadas

Periodicidade

Mensal

Intervalo

3 últimos meses

Regra de cálculo

IRDMni = (Total de RDM´s Normais implantadas) / (Total de RDMs implantadas) * 100

onde:

  • Total de RDM´s Normais implantadas: quantidade de RDM´s NORMAIS que foram IMPLANTADAS no período de análise
  • Total de RDM´s implantadas: quantidade de RDM´s que foram IMPLANTADAS no período de análise

Meta

Manter o índice de RDM´s do tipo Normal implantadas, acima de 95%, até dezembro 2017

Origem dos dados

RDMs

Responsável pela coleta

Dono do processo

Responsável pela análise do indicador

CCM

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