O juiz Jorge Luiz Gurgel do Amaral, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), foi destaque em publicação nacional por sua atuação em prol da linguagem simples no Judiciário. O magistrado, que se dedica a tornar os textos jurídicos mais acessíveis, foi entrevistado pela Agência Clara e Simples na série "Quem simplifica, comunica".
O juiz Amaral já era um entusiasta da linguagem simples antes mesmo do tema ganhar destaque com a Recomendação Nº 144 do CNJ e o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples. A agência destacou iniciativas do magistrado, como o glossário simples de movimentos processuais, disponível na página do TJRO.
O glossário é resultado de pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, oferecido pela Escola da Magistratura, onde o juiz é professor, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia. A ferramenta foi desenvolvida a partir da tabela de Movimentos Processuais do CNJ, utilizando os conceitos de linguagem simples, também conhecida como linguagem clara ou linguagem cidadã.
Conheça o Glossário "Como anda o processo"
Assessoria de Comunicação Institucional