Programação do Mês da Mulher no TJRO inicia nesta segunda-feira
Em todas as comarcas ocorrem audiências da campanha Justiça pela Paz em Casa
Uma semana recheada de eventos, além das audiências e julgamentos relativos à Campanha “Justiça Pela Paz em Casa” marca o início do Mês da Mulher, programado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia para disseminar os direitos da mulher e combater a violência doméstica e familiar.
A Palestra “Construção de Relações Familiares Harmoniosas”, voltada para servidores, será o primeiro evento de reflexão sobre o tema e acontece na próxima segunda-feira, dia 7 de março, às 8h, no edifício-sede. Ministrada pelo psicólogo Cristiano Correa de Paula e pela assistente social Maria Inês Oliveira, do Juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher, a palestra pretende difundir a cultura de paz no núcleo familiar, evitando assim que o ciclo da violência se perpetue.
Na segunda-feira também iniciam os agendamentos de audiências e julgamentos relativos aos casos de violência doméstica em todas as comarcas. Conforme portaria da Corregedoria-Geral da Justiça, varas criminais e especializadas agendaram, preferencialmente, casos desse tipo para dar resolução com maior agilidade e eficácia. A concentração em apenas uma semana também ajuda a dar maior visibilidade à causa e com isso combater a ocorrência de novos casos.
Continuidade da Programação
Na terça-feira, 8 de março, no dia internacional da mulher, está prevista na programação a realização da palestra “Educação Financeira”, voltada para servidoras, que será ministrada pela servidora Elen Ângela Dutra. O evento será transmitido pela intranet do TJRO para atingir também as servidoras do interior do Estado.
No dia 9 e 10, ocorrerá a capacitação de gestores de escolas para a disseminação da cultura da paz. A oficina será ministrada por profissionais do núcleo psicossocial do Juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Também estão na programação cursos de autoestima voltada para servidores, com danças circulares, saúde do períneo, entre outras que serão realizadas em salas da Escola da Magistratura ao longo da semana.
Para o público do Projeto Abraço, voltado para homens que praticaram violência doméstica e mulheres vítimas, estão programadas sessões de Cinema Reflexão. Serão duas sessões pipoca para o público feminino e masculino do Projeto Abraço, também aberto para a comunidade, utilizando-se de estratégia de debate após a exibição.
Na sexta-feira, dia 11, às 8h, o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, participará da Solenidade de assinatura do acordo de cooperação para prevenção da violência doméstica e familiar, resultado do Seminário “As religiões e a cultura pela paz em casa”, realizado em agosto do ano passado na segunda edição da campanha Justiça pela Paz em casa. Esta programação, de cunho institucional (presença dos representantes das igrejas e TJRO), será no auditório do TJRO.
Saiba Mais:
Corregedoria reforça prazos da campanha Justiça pela Paz em casa
Paz em casa é tema da campanha que marca o mês da Mulher no Judiciário
Palestra de Educação Financeira voltada para servidoras fará parte do Mês das Mulheres
Editorial - A judicialização da Violência Contra a Mulher
Palestra sobre relações familiares inicia Semana da Paz em Casa no TJRO
Revista Nossa Causa destaca as comemorações do mês da Mulher
Mês da Mulher: Gestores escolares são capacitados para identificar violência doméstica
Campanha “Justiça pela Paz em casa” mobiliza comarcas
Artigo investiga como é o ambiente de trabalho para magistradas no TJRO
Assessoria de Comunicação Institucional