Em uma sala localizada no subsolo do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), práticas processuais antigas vão ficando para trás na Seção de Digitalização (Sedigi). Entre malotes de papéis, seis servidores e 32 estagiários coletam, classificam e digitalizam os processos físicos que tramitam nos sistemas da Justiça de Rondônia.
Entre os anos 2014 e 2016, o setor digitalizou 21.283 processos oriundos da comarca de Porto Velho. Este trabalho possibilita diariamente a automação das rotinas judiciárias, item essencial para alcançar a produtividade, além de alavancar a eficiência no tratamento das informações.
O Sedigi está vinculado à Secretaria Judiciária, sob coordenação do secretário Jucélio Scheffmacher. “A seção é imprescindível para o Poder Judiciário. O processo eletrônico naturalmente contribui para a celeridade, pois possibilita a produção do magistrado em maior escala”, disse.
Antes chamado Núcleo de Virtualização de Documentos, o Sedigi foi criado há cinco anos para digitalizar os processos que tramitavam na instância de 2º Grau do Poder Judiciário e que seriam remetidos com recurso ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ). A partir de 2013, os processos do 1º Grau com recurso também foram incluídos no plano de conversão.
Em 2017, o Núcleo se tornou Sedigi e iniciou o plano de digitalização de todos os processos que seriam processados na Central de Processos Eletrônicos (CPE), que integra a estrutura organizacional da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ).
A CPE é o cartório responsável por prestar serviços cartorários referentes aos processos judiciais eletrônicos vinculados a ela. Todos os processos que lá tramitam, foram digitalizados pelo Sedigi.
Ou seja, eles converteram em digitais os processos das Varas dos Juizados Especiais Cíveis (1º, 2º, 3º e 4º); dos Juizados Especiais da Fazenda Pública; das Varas Cíveis (6ª, 7ª. 8ª, 9ª e 10ª) e, recentemente, das Varas de Família (1ª, 2ª, 3ª e 4ª). A previsão é virtualizar 100% das Varas Cíveis da capital, em acordo com o cronograma da CGJ.
Assessoria de Comunicação Institucional