Notícias Corregedoria Geral de Justiça
 
29/03/2019 17:35

A 1ª edição do projeto “Se Liga na Justiça” recebeu 20 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual John Kennedy para conhecer o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e as profissões que podem ser exercidas no Poder Judiciário. A visita ocorreu na manhã de quinta (28). 

Os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o presidente do TJRO, Walter Waltenberg, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Jorge Ribeiro da Luz que, de forma alternada e didática, explicaram como a Justiça funciona e é aplicada.

O corregedor-geral discursou sobre livre arbítrio e citou Thomas de Aquino para explicar que a Justiça é uma constante e perpétua vontade de dar a cada um o seu direito. “Eu acredito que justo é permitir que cada um exerça sua liberdade, respeito mútuo e a sociedade se respeita assim”, pontuou.

Aos alunos, ele disse que a sociedade é legisladora, pois escolhe os representantes que os representam. Após uma breve introdução sobre o TJRO, esclareceu algumas dúvidas dos alunos sobre questões cíveis e criminais. A uma aluna, explicou que a demora de alguns casos ocorre pelo grande volume de ações e que a maioria dos processos em trâmite são de natureza cível e não criminal, como a grande maioria pensa.

IMG 7737

Corregedor-geral da Justiça de Rondônia, des. José Jorge Ribeiro da Luz

O presidente do TJRO, Walter Waltenberg, explicou a história da Justiça rondoniense desde a criação do estado e a criação do Poder Judiciário de Rondônia, que nasceu com os sete samurais. “Eles eram chamados de Sete Samurais porque tiveram de estruturar toda a Justiça do estado em uma época que somente havia varas federais subordinadas a Brasília”, contou.

O presidente também falou sobre a própria carreira, os direitos do cidadão e como o judiciário vive para assegurar os direitos dos quais somos detentores, inclusive com as ações judiciais.

Após a palavra dos magistrados, os alunos tiveram uma breve explicação sobre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e as profissões que podem ser exercidas no Poder Judiciário de Rondônia. Eles também assistiram a uma simulação de audiência de conciliação, representada por assessoras da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ), que explicaram a função de cada componente da audiência e o que precisa para exercer as carreiras de juiz, advogado, defensor público e promotor.

A estudante de 16 anos, Naira Marinho, aprovou. “Mesmo que a audiência não seja real, foi bom saber que existem muitas carreiras envolvidas”, disse.

IMG 7674

Simulação de Audiência

Os alunos também fizeram um tour no prédio para conhecer alguns departamentos como a Coordenadoria de Comunicação. A experiência animou quem já tinha interesse na área. É o caso do estudante Ruan Henrique de Oliveira, 16 anos. “Eu pensava que o TJRO era só para julgar e punir, mas mudei a visão. Eu não sabia que tinha psicólogo e jornalista. Saio daqui querendo voltar para ficar”, disse o estudante que pretende cursar jornalismo.

A estudante Tallya Thamires, 19 anos, disse que a visita a motivou. “Eu estava muito curiosa e fiquei encantada. Eles nos mostraram oportunidades e eu me inspirei pela história de vida dos servidores”, contou.

IMG 7746

Projeto

O projeto “Se Liga na Justiça” nasceu na Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ) com objetivo de trazer estudantes do ensino médio para conhecer as carreiras e profissões que podem ser exercidas no Poder Judiciário. O cronograma de atividades iniciou com o colégio estadual John Kennedy, da comarca de Porto Velho.

A iniciativa vai ao encontro do Plano de Gestão da Corregedoria, que traçou o conceito de uma Corregedoria Cidadã para o plano de gestão 2018/2019, com foco no desenvolvimento de ações sociais.

A escolha por estudantes do ensino médio se deu pela fase de vida a qual eles se encaixam, composta por vestibular e fim da escola regular. Em 2019, estão previstas quatro visitas, sendo uma por bimestre.

Manifestação de interesse

É possível entrar em contato para participar do projeto com o preenchimento do formulário : bit.ly/seliganajustica

Veja mais fotos no Flickr do TJRO. 


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria