Quase um ano depois de visitar o início da obras do novo Fórum da capital o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Jorge Ribeiro da Luz foi novamente ao local, na manhã desta terça-feira, 27 e se surpreendeu com a velocidade da construção. "Achei que as obras estão bastante adiantadas. É um novo conceito em construção em Rondônia e vai ser, com certeza, um prédio de qualidade, possibilitando um excelente atendimento aos jurisdicionados, além de conforto e tranquilidade para o servidores e magistrados. Ou seja, haverá excelência na prestação de jurisdicional", disse.
Também acompanharam a vistoria o secretário-geral do Tribunal de Justiça, juiz Sérgio William Teixeira, juiz auxiliar da Corregedoria Cristiano Mazzini, juiz Ilisir Bueno e o Secretário Administrativo do TJRO, Sidney.Feliciano. “O cronograma está muito adiantado; o modelo construtivo é realmente de muita eficiência; as acomodações atendem plenamente as recomendações do CNJ, de forma que tudo está caminhando muito bem para ser entregue em novembro”, disse o juiz Sérgio Willian.
O engenheiro responsável pelo projeto, Giuliano Borges, fez esclarecimentos sobre o andamento da obra e detalhes do projeto do prédio onde serão instalados os fóruns da capital, na avenida Pinheiro Machado, esquina entre as Ruas José Bonifácio e Gonçalves Dias (antigo clube Ipiranga)
Com área construída de 13.483,52 m², a nova edificação tem 10 pavimentos em estrutura metálica do tipo steel deck, com sala segura, rede lógica e elétrica estabilizada, gerador e nobreak, sistema de ar condicionado e manutenção predial completa, incluídos no contrato. Também estão previstas 700 vagas de estacionamento, garantindo menor impacto na mobilidade urbana.
BTS
Iniciada em julho de 2018, a edificação localizada na avenida Pinheiro Machado, entre as Ruas José Bonifácio e Gonçalves Dias (antigo clube Ipiranga) é a aposta da administração do Poder Judiciário para oferecer um atendimento de qualidade ao cidadão, pois é construída no sistema Built to suíte (BTS), no qual os construtores arcam com todas as despesas e depois locam o prédio para o TJRO por um período de dez anos, podendo prorrogar esse prazo.
A obra é uma solução mais rápida e econômica para os prédios atuais dos Fóruns Cível e Criminal e Sandra Nascimento, além dos Juizados da Infância e Varas de Execução Fiscal, a partir de requisitos de funcionalidade, economicidade, acessibilidade e segurança para os jurisdicionados, magistrados e servidores, de acordo com a visão estratégica do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, de ser uma instituição acessível, que promova Justiça com celeridade, qualidade e transparência.
Assessoria de Comunicação Institucional