Sessão Administrativa foi realizada na segunda (17)
O desembargador José Jorge Ribeiro da Luz entregou o Relatório de Gestão, referente ao biênio 2018-2019, na manhã de segunda (17), durante sessão administrativa do Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia. A mídia foi entregue junto com a Radiografia de 1º Grau, um estudo completo feito pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) no último biênio, com o propósito de fazer um diagnóstico sobre a realidade das unidades e servidores do Poder Judiciário de Rondônia.
A Radiografia traz estatísticas acerca do quantitativo de juízes e servidores; condição predial, segurança e assuntos mais comentados entre magistrados e servidores durante as visitas institucionais que ocorreram para balizar o estudo. “A intenção da radiografia foi levantar as condições e dificuldades do 1º Grau e, assim, formar elementos para solução de propostas”, disse o desembargador.
Após a apresentação da Radiografia, o ex-corregedor apresentou o Relatório de Gestão, referente ao biênio 2018-2019. A mídia, dividida em quatro capítulos, foi inspirada em seu de Plano de Gestão, cujos campos de atuação se dividiram em: Cidadania, Eficiência, Organização e Empatia.
Desembargador. José Antônio Robles
Relatório
O documento inicia com um editorial com a foto de juízes de 1º Grau, em homenagem ao serviço desempenhado pelos magistrados. “A Corregedoria existe para e pelos juízes. Nada mais justo do que homenageá-los com esse editorial, já que o trabalho apresentado no Relatório de Gestão é resultado do esforço deles”, defendeu.
Para Cidadania, o desembargador destacou os projetos “Declare seu Amor”, “Recompor”, “Ninho” e “Regularização Fundiária” como alguns dos projetos que foram encampados pela CGJ.
Em Eficiência foram destacados o auxílio direto ao 1º Grau, por meio do Monitoramento e do Núcleo de Apoio ao 1º Grau, Correições Virtuais e Presenciais, V Concurso Extrajudicial, Prêmio Pérola Juraszek, Citação Eletrônica, dentre outros.
Para o item “Organização” foram apresentados os principais projetos relativos à organização jurisdicional como as Novas Diretrizes Judiciais e Extrajudiciais, criação dos Núcleos de Custas Judiciais. No item “Empatia” foram apresentados os projetos destinados a oferecer melhores condições de trabalho aos magistrados e servidores, como o Encontro Estadual da Magistratura.
Sessão foi presidida pelo presidente do TJRO, desembargador Paulo Mori
Repercussão
“Agradeço aos juízes de 1º Grau, juízes auxiliares da Corregedoria, servidores da Corregedoria e à Corte do TJRO. A Corregedoria, muito além da pessoa do Corregedor, é formada por todas essas pessoas com o objetivo de servir ao 1º Grau e, por ele, ser servido. Parabéns a todos e muito obrigado”, disse o ex-corregedor.
Ao fim, os desembargadores do Pleno parabenizaram o desembargador José Jorge Ribeiro da Luz e a Corregedoria como um todo. Para o desembargador Miguel Monico, a Radiografia de 1º Grau trouxe informações importantes para o cotidiano da Corte. O desembargador Roosevelt Queiroz também congratulou à equipe da CGJ pelos resultados apresentados.
"É sempre bom lembrar que a CGJ segue com o trabalho de grandes homens e não foi diferente com a presença do desembargador José Jorge. Importante lembrar que os servidores deram show de dedicação. O Poder Judiciário precisa disso mesmo: servidores com desejo de nos fazer maiores do que já somos. A CGJ fez um brilhantíssimo trabalho”, disse o desembargador José Antônio Robles
O corregedor-geral da Justiça, Valdeci Castellar Citon, responsável pelo biênio 2020-2021, enfatizou que pretende continuar com a dedicação desempenhada pelo colega. O presidente da Corte, Paulo Mori, parabenizou a todos e encerrou a sessão administrativa.
O Plano de Gestão 2018-2019 e a Radiografia de 1º Grau estão disponíveis para download no site da Corregedoria-Geral da Justiça. Modelos físicos também serão enviados para todos os juízes de 1º Grau e para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Assessoria de Comunicação Institucional