Notícias Corregedoria Geral de Justiça
 
26/03/2021 15:08

encoge21

Evento aprovou enunciados que regerão a atuação das corregedorias em 2021


A Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO) participou do 85° Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), na quinta (25). O evento foi on-line com o tema "Cooperação Judicial e Administrativa entre órgãos do Poder Judiciário". A Carta aprovada após o encontro trouxe enunciados que versam sobre inteligência artificial e interoperabilidade dos órgãos de controle.


O corregedor-geral da Justiça de Rondônia, Valdeci Castellar Citon, e os juízes auxiliares da CGJ, Cristiano Mazzini, Ênio Salvador Vaz e Fabiano Pegoraro Franco acompanharam o evento. A programação teve painéis e oficinas atuais sobre inteligência artificial, agilidade e segurança em processos de adoção, audiências por videoconferência, dentre outros.


No período da tarde, além das oficinas, aconteceu a reunião dos corregedores-gerais da Justiça, em que os magistrados discutiram enunciados e diretrizes para a criação da tradicional carta.


"Apesar das dificuldades impostas pela pandemia conseguimos reunir por meio virtual dezenas de corregedores, juízes e servidores. Isso proporcionou grande troca de informações e experiências", disse o corregedor.


A Carta

A Carta aprovada trouxe 18 enunciados. O primeiro diz respeito à implantação de inteligência artificial para expedição e cumprimento de mandados, cujo exemplo foi a plataforma "Mandamus", do Judiciário de Roraima.


Os magistrados também priorizaram a prática dos atos de comunicação processual por meio eletrônico, e atenção com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nos serviços Judiciais e Extrajudiciais.

Confira a Carta na Íntegra.


Encoge

O Encoge é uma iniciativa do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE). Trata-se de uma iniciativa que pauta o diálogo e a troca de experiências dentre os magistrados estaduais, para maximizar a qualidade e performance das corregedorias-gerais do Brasil.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria