O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu início nesta segunda, 06/06 a inspeção periódica do Tribunal de Justiça de Rondônia. Durante os trabalhos será realizada a verificação de 57 unidades de 1º e 2º graus, setores administrativos, judiciais e extrajudiciais.
A solenidade de abertura aconteceu no auditório do edifício sede do TJRO em Porto Velho, onde foram dadas as boas-vindas às equipes que realizarão os trabalhos, até quarta-feira (08/06).
Compõe a comissão do CNJ os desembargadores Luiz Fernando Tomasi Keppen (TJPR) e Octávio Campos Fischer (TJPR), e os juízes de Direito Albino Coimbra Neto (TJMS), Lizandro Garcia Gomes Filho (TJDFT), Marcelo Benacchio (TJSP) e Oswaldo Soares Neto (TJPR).
O coordenador da inspeção, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, do Tribunal de Justiça do Paraná, apresentou o roteiro de trabalho e o objetivo da inspeção. “As tarefas que desenvolveremos aqui, são de rotina, alguns dos gabinetes inclusive foram escolhidos aleatoriamente para serem verificados.” Por fim, pediu a colaboração de todos os magistrados e servidores do tribunal, durante os dias de inspeção no Poder Judiciário de Rondônia.
O corregedor-geral da Justiça de Rondônia, desembargador José Antonio Robles, ressaltou a relevância da inspeção do CNJ. “A inspeção é muito importante, vem para auxiliar, facilitar e orientar nosso trabalho,” concluiu o corregedor dando boas vindas e agradecendo a presença de todos.
O compromisso do Judiciário Rondoniense em oferecer o melhor serviço jurisdicional para a sociedade, foi destacado no discurso do presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia. Ele lembrou as várias conquistas do tribunal e elogiou a contribuição do CNJ. “A maneira pedagógica com que, ao longo destes anos, o CNJ vem procedendo desde 2004, é algo a ser registrado e aplaudido”, disse o presidente.
Também participaram da solenidade de abertura da inspeção, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB-RO), Márcio Nogueira, e o defensor-geral, Hans Lucas Immich, entre outras autoridades.
Após a solenidade de abertura, a Corregedoria foi visitada por uma das equipes de trabalho, que também visitou a Presidência e outras unidades neste primeiro dia de inspeção.
O resultado da inspeção, contará em relatórios que apresentam as boas práticas e as deficiências encontradas no Tribunal, além de recomendações às unidades para melhorar o desempenho.