Notícias Corregedoria Geral de Justiça
 
26/10/2022 11:16

O Poder Judiciário de Rondônia foi reconhecido entre todos os segmentos de Justiça do Brasil como destaque em três categorias do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial. Na categoria pessoas, o presidente do TJRO, des. Marcos Alaor Diniz Grangeia, foi premiado na categoria Liderança Exponencial. Na categoria Executivo de Inovação, foi o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Johnny Gustavo Clemes e na categoria Inovação Social, o projeto Justiça Rápida Digital no Trânsito ficou em terceiro lugar. A cerimônia de reconhecimento dos vencedores foi realizada na noite desta terça-feira, 25, em Brasília/DF. 


O presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), des. Daniel Ribeiro Lagos, recebeu a premiação do projeto Justiça Rápida Digital no Trânsito, desenvolvido por meio do Nupemec com o propósito de amenizar os conflitos em relação a acidentes. O desembargador Lagos comentou sobre o projeto. “Ele foi desenhado durante a pandemia e executado em maio deste ano, mas deve se expandir a cada ano porque facilita o acesso ao Judiciário e promove solução por meios consensuais”.


O juiz Johnny Clemes, disse que esse reconhecimento do projeto precisa ser creditado ao Corregedor-Geral da Justiça, des. José Antonio Robles. “O desembargador foi o padrinho do projeto, e toda equipe do Nupemec e da Corregedoria foram os obreiros e co-criadores desse ambiente de inovação”, enfatizou o magistrado.


Sobre o Justiça Rápida no Trânsito

O projeto  é um canal de solução imediata de conflitos, sem custos para o cidadão. A inovação possibilita que os próprios envolvidos em um acidente de trânsito, encontrem uma solução pacífica  logo após o fato. Além disso, também abre-se um caminho de aproximação com a sociedade. 


Pit transito


Com o slogan "Bateu? resolva com acordo", o atendimento para a Justiça Rápida Digital no Trânsito é simples. O cidadão entra em contato pelo número 3309-7551, e relata o ocorrido, por ligação, mensagem de texto ou áudio via Whatsapp. Por este mesmo número deverão ser enviados os documentos comprobatórios sobre o acidente, como fotos, vídeos, contato telefônico da outra parte envolvida, entre outros, que podem ajudar na ação. 


Após receber a mensagem o atendente fará um breve resumo dos fatos, que será encaminhado para o conciliador que designará uma audiência de conciliação, via WhatsApp.


Sobre o prêmio

O Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2022 buscou destacar iniciativas que fazem uso da tecnologia e novos processos que gerem impacto positivo para a sociedade, com a finalidade de garantir uma jurisdição mais sustentável e com impacto socioambiental.


 capa premio


A edição deste ano bateu recorde de projetos inscritos, foram mais de 300, em sete categorias: inovação tecnológica, inovação na gestão, inovação social, laboratório de inovação, executivo de tecnologia, executivo de inovação e liderança exponencial. Lembrando que o TJRO é premiado em três, das sete categorias.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria