No último fim de semana, mais de trinta casais oficializaram suas uniões no primeiro casamento comunitário de 2023, realizado na escola Daniel Neri, zona leste de Porto Velho. O evento é realizado pela Corregedoria Geral de Justiça sob a coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
A cerimônia foi prestigiada pelo corregedor geral, desembargador José Antonio Robles, que parabenizou a iniciativa do Poder Judiciário em promover o casamento comunitário, que aproxima a justiça da comunidade e torna legal a união desses casais."É uma alegria estar aqui hoje e testemunhar a união desses trinta casais que decidiram dar um passo importante em suas vidas. O casamento comunitário é uma ação que aproxima a justiça da comunidade, promovendo a cidadania e a inclusão social. Parabenizo o Poder Judiciário por mais essa iniciativa e desejo muitas felicidades aos casais que oficializaram suas uniões aqui hoje. Que o amor, o respeito e a cumplicidade estejam sempre presentes em suas vidas!", relata.
A celebração foi repleta de histórias emocionantes, como a de dona Rosenita e seu José Ivan, que após 42 anos juntos, decidiram oficializar o amor que ainda está vivo e forte. “Ela é a mulher da minha vida e hoje vim aqui mostrar para toda a minha família que a gente vai ficar juntos”, relata José.
Também teve a história de dona Inês Duarte e seu Benedito Chagas, juntos há 29 anos, que mesmo um pouco nervosos, estavam felizes e realizados com a decisão de dizer "sim". “Apesar de ser mais velha, casar sempre foi um sonho que eu queria realizar. E hoje eu posso dizer que realizei e casei com o homem que me deu uma família”, relata Inês.
O casamento comunitário é uma ação importante para regularizar a situação de muitos casais que, por diversos motivos, não conseguiram oficializar sua união perante a lei. Além disso, é uma forma de promover a cidadania e a inclusão social, já que muitas vezes os custos de um casamento civil podem ser um obstáculo para alguns casais.
A iniciativa do Poder Judiciário em promover o casamento comunitário é louvável e merece ser destacada, já que além de cumprir com seu papel legal, promove a união e a felicidade dos casais. Outras edições do casamento comunitário estão previstas para acontecer ainda este ano, dando a oportunidade para mais casais oficializarem suas uniões.
Assesoria de Comunicação Institucional