Notícias Corregedoria Geral de Justiça
 
03/05/2023 15:31

 A Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia (CGJ/RO) realizou nesta quarta-feira, 03, uma reunião de alinhamento com o grupo de trabalho responsável pela implementação do uso da Linguagem Simples e do Direito Visual, no âmbito do Tribunal de Justiça de Rondônia.


Na reunião foram apresentadas ideias visando a uniformização da identidade visual dos  documentos judiciais a fim de transmitir as informações técnicas, no caso a linguagem jurídica, de forma simples e acessível a todos. Sendo assim, as metodologias que serão implementadas e as necessidades que precisam ser supridas estiveram em pauta durante o encontro.   


A juíza auxiliar da Corregedoria e coordenadora do grupo de trabalho, Inês Moreira da Costa, comentou sobre a relevância das reuniões “ A linguagem simples é suma importância para assegurar que a comunicação seja acessível a todos(as). Melhorar a eficiência e eficácia da comunicação é promover a inclusão social. Por conta disto as reuniões de alinhamento são de extrema necessidade pois é o momento em que colocamos nossas ideias na “mesa” a fim de chegarmos a um consenso da melhor forma de nos comunicarmos com a sociedade”, diz. 


A linguagem simples é uma técnica de comunicação que defende o direito de que todos possam entender as informações que são comunicadas no dia a dia. A ideia é que a comunicação deve aproximar e não afastar o cidadão da justiça,  conforme estabelece o Conselho Nacional de Justiça aos órgão administrativos e judiciais do Poder Judiciário, por meio da Resolução n. 215/201, que trata sobre o acesso à informação e a aplicação da Lei n.12.527/2011.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria