Notícias Corregedoria Geral de Justiça
 
18/05/2023 14:29

No último dia 18, a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), representada pelo Corregedor Geral, Desembargador José Antonio Robles, a Juíza Auxiliar da CGJ, Dra. Inês Moreira, e a psicóloga do Tribunal de Justiça, Izabela Cristina, estiveram presentes no gabinete do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM James Alves Padilha, para discutir o projeto Teia Judiciária e solicitar apoio para as próximas ações. O projeto Teia Judiciária está atuando junto à  Escola Estadual Flora Calheiros, onde conduz reuniões regulares com pais e alunos com o objetivo de promover uma cultura de paz nas dependências e salas de aula da escola. A meta final é expandir essa filosofia para incluir também professores, demais alunos e suas famílias.


Desenvolvido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), o Projeto Teia Judiciária surgiu com o propósito de disseminar o respeito, a tolerância, a paz e outros métodos de Comunicação Não Violenta (CNV). Em 2022, ano em que as atividades tiveram início, a Escola Estadual Flora Calheiros foi a primeira a receber o programa. As iniciativas foram realizadas com alunos do 9º ano do ensino fundamental, seus pais e professores, por meio de reuniões e formações periódicas.


Agora, em 2023, o projeto continua suas ações na Escola Flora Calheiros, mas desta vez com a turma do 1º ano do ensino médio, mantendo a mesma metodologia de rodas de conversa com professores, pais e alunos. O projeto tem como objetivo capacitar os envolvidos em técnicas de solução de conflitos, como negociação, conciliação e mediação, além de promover uma comunicação não violenta, com o intuito de pacificar os conflitos no ambiente escolar. “Além de trazer benefícios para os alunos e para toda a comunidade escolar, os ensinamentos trabalhados no Projeto Teia Judiciária irão promover a capacidade crítica dos envolvidos para tomar boas decisões diante de problemas e conflitos ao longo de suas vidas”, diz o corregedor geral, José Antonio Robles.


A psicóloga e mediadora do projeto, Isabela Paludo, comentou sobre os benefícios dessas ações: "O Projeto Teia Judiciária tem o objetivo de levar a mediação de conflitos para o ambiente escolar, mas o que percebemos é que o aprendizado de técnicas e vivências de mediação e comunicação não violenta vai além do conhecimento teórico e prático, pois cria um ambiente seguro e acolhedor para a exposição de conflitos e precisamos do apoio de outras instituições para mostrar para essas crianças e adolescentes a força da paz e que o futuro garante coisas muito boas se começar da forma correta agora”, diz.


No próximo dia 5 de junho, os alunos da Escola Flora Calheiros irão visitar o Tribunal de Justiça e o Fórum Geral para conhecer as estruturas e os profissionais que atuam no Poder Judiciário. A Corregedoria solicitou o apoio da Polícia Militar para acompanhar a ação, e o comandante se colocou à disposição. “A Polícia Militar fará o possível para oferecer todo o apoio necessário nessa ação, que pode mudar a vida desses jovens para sempre”, completa o comandante Padilha. 


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria