Notícias Corregedoria Geral de Justiça
 
26/05/2023 13:43

O Núcleo Psicossocial (Nups) realizou Oficinas de Parentalidade nos distritos de Triunfo e Itapuã do Oeste durante as ações da Justiça Rápida Itinerante (JRI), que ocorreram nesta semana. Estiveram presentes psicólogos e assistentes sociais do Tribunal de Justiça que prestaram orientações às famílias sobre como lidar com eventuais conflitos dentro de seus lares.


As oficinas de Parentalidade visam apoiar famílias que estão passando por grandes mudanças decorrentes de processos judiciais nas Varas de Família, como divórcio, guarda, alienação parental e convivência familiar. 


Essas oficinas envolvem crianças, adolescentes e pais, proporcionando um ambiente propício para reflexões sobre o papel parental, as consequências dos conflitos para os filhos e a importância de construir ou restabelecer uma comunicação assertiva. O objetivo é fornecer suporte durante esse período desafiador, promovendo um espaço de aprendizado e crescimento para as famílias envolvidas.


Durante as oficinas são expostos vídeos que buscam a reflexão sobre as consequências em curto e longo prazo para as crianças que convivem com pais em conflito, além de expor formas possíveis de comunicação não-violenta, visando a conscientização sobre a importância dos pais e do tipo de vínculo existente entre eles para o desenvolvimento saudável dos filhos.


A psicóloga do Tribunal de Justiça, Isabela Paludo, conduziu as oficinas e comentou sobre os dias de evento e sua importância: “Ao levar as oficinas de parentalidade para as comunidades, percebemos o impacto para a vida de todos os participantes, há um espaço para que possam expressar suas dores e conflitos, compartilhar momentos vivenciados e refletir sobre as possibilidades existentes.” finalizou


O conteúdo das Oficinas de Parentalidade é editado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) devido à Recomendação n.50 de 2014 do CNJ que estabelece a adoção das Oficinas de Parentalidade como política pública na resolução e prevenção de conflitos familiares.


 Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria