Notícias Corregedoria Geral de Justiça
 
26/06/2023 14:41

Nesta última semana, a operação da Justiça Rápida Itinerante em São Miguel contou com um belo gesto de solidariedade. Em uma audiência de conciliação, as partes buscavam um acordo sobre uma dívida. Na ocasião, o requerente, ao tomar conhecimento sobre a situação da devedora, decidiu perdoar a dívida.


O episódio ocorreu durante uma audiência de cobrança, na qual a cliente (devedora) e o dono da empresa (credor) buscavam uma solução. Após as partes realizarem um acordo de parcelamento, a requerida comentou sobre o que a levou à situação de inadimplência. Desde 2021, a cliente está enfrentando um tratamento de câncer, condição que trouxe inúmeras dificuldades financeiras e que persiste até os dias atuais.


A situação da devedora, complicada devido ao estado de saúde e dependente de auxílios do governo para se manter, fez com que o dono da empresa, comovido com o depoimento, reformulasse o acordo. Assim sendo, resolveu perdoar a dívida.


O conciliador, Marcelo Gois, que realizou a audiência, comentou sobre o desfecho inusitado da conciliação: "O sentimento que posso levar para casa hoje é que a efetiva justiça nem sempre é feita envolvendo valores e bens materiais. A humanização da justiça pode ser a chave para a efetiva pacificação dos conflitos. Meus parabéns à referida empresa, que olhou a situação não como se fosse apenas números, mas enxergando a situação da cliente e resolveu fazer algo a mais. Que todos nós, membros do Poder Judiciário, quando tivermos a oportunidade de ajudar alguém, possamos fazer sempre algo a mais", finalizou.


O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) da comarca de São Miguel realiza audiências da Justiça Rápida semanalmente. A maior demanda nessas audiências está relacionada a casos de cobrança e ações de família. O objetivo principal é buscar a resolução dos conflitos de forma amigável por meio de audiências pré-processuais.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria