Notícias Corregedoria Geral de Justiça
 
30/06/2023 15:02

Nesta quinta-feira, 29, foi realizada a terceira etapa do Pop Rua Jud. O evento ocorreu no centro Pop Dom Moacyr Grechi e teve como objetivo principal atender pessoas em situação de vulnerabilidade, conforme determina a resolução 425 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Diversas instituições se uniram para oferecer suporte às pessoas em condições precárias. Entre os parceiros estavam o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Justiça Federal, a Defensoria Pública da União (DPU), a Defensoria Pública do Estado (DPE), o Ministério Público Estadual (MPE), o Ministério Público da União (MPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Caixa Econômica Federal, Cartório Extrajudicial e Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (SEMASF).


Um dos principais objetivos do Pop Rua Jud é auxiliar aqueles que enfrentam dificuldades diárias devido à perda de seus documentos pessoais, o que os impede de acessar benefícios ou buscar soluções legais para seus problemas. Ao todo, foram realizados 17 atendimentos pela Justiça Rápida, conduzidos pela Corregedoria Geral de Justiça, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do TJRO.


IMG 2577 


Para o corregedor geral de justiça, desembargador José Antonio Robles, é importante que o Poder Judiciário olhe para essas pessoas. “A participação de diversas instituições nesse evento é um exemplo brilhante de cooperação e solidariedade. Ao unir forças e recursos, podemos ver o poder transformador que pode surgir quando diferentes setores da sociedade se unem por uma causa comum. O impacto positivo que essa iniciativa tem na vida das pessoas em situação de rua é inestimável. O foco são as pessoas, o objetivo é ajudar a cada uma dessas pessoas a ter uma vida melhor”, diz.


Além dos serviços jurídicos, os participantes também tiveram acesso a serviços de assistência social, visando garantir aspectos essenciais para o bem-estar e a dignidade humana. Foram oferecidos banho, café da manhã, cortes de cabelo e distribuição de preservativos.


O evento foi uma oportunidade valiosa para a população em situação de rua obter orientação jurídica e apoio social, ao mesmo tempo em que foram atendidas suas necessidades básicas de higiene e saúde. O evento demonstra a importância de ações integradas para promover a inclusão e a assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria