Nesta semana, a equipe da Corregedoria-Geral da Justiça participou de uma reunião em Ariquemes, que teve por objetivo apresentar as inovações criadas com os Núcleos 4.0 e a sistemática pré-processual prestada pelo Cejusc Digital.
Na ocasião foram discutidas estratégias para que os núcleos possam otimizar os trabalhos dos advogados, assim como o serviço pré-processual possa ajudar na solução de conflitos de forma mais eficaz e ágil. “Durante o encontro, falamos sobre a importância de promover a modernização e a eficiência no sistema judiciário, a fim de garantir uma prestação de serviços mais ágil e acessível à população. Os Núcleos 4.0 foram apresentados como uma iniciativa inovadora para aprimorar a celeridade e a gestão dos processos judiciais. Além disso, discutiu-se a importância de fortalecer a Justiça Rápida como meio alternativo de solução de conflitos, especialmente para demandas de menor complexidade, relata Johnny Gustavo Clemes, juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça(CGJ).
Além da equipe da Corregedoria estavam presentes, a Presidente da OAB de Subseção Ariquemes, Helena Debowski, Conselheiro Federal OAB/RO, Alex Sarkis, Secretária Geral Adjunta da OAB Ariquemes, Érica Fernanda, Vice-presidente da OAB Subseção Ariquemes, Aluísio Santiago e o Procurador da Prefeitura do Município de Ariquemes, Mauro Santos.
Helena Debowski, Presidente da OAB da Subseção Ariquemes, também falou sobre o encontro: “Nos reunimos nas dependências do Tribunal do Júri, do Fórum de Ariquemes, onde realizada uma reunião muito produtiva, entre a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia com o Juiz Auxiliar, Johnny Gustavo, e os advogados da comarca de Ariquemes/RO, oportunidade em que foram apresentados diversos pontos sobre sobre as conciliações em fase pré-processual, bem como, destacou-se a necessidade do advogado, nas operações da Justiça Rápida. Alguns pontos foram esclarecidos pelo Juiz Auxiliar, sobre o núcleo de trabalho Justiça 4.0, em especial, a vantagem da utilização da plataforma, resultando em maior celeridade processual”.
O Corregedor Geral da Justiça, desembargador José Antonio Robles, falou sobre a reunião: “Ao trabalhar para aperfeiçoar o serviço jurisdicional, a Corregedoria busca envolver todos os atores do sistema de Justiça, pois é preciso que as funcionalidades contemplem as necessidades de todos, e também que haja um canal permanente de comunicação a fim de que dúvidas sejam esclarecidas e novas ferramentas continuem sendo criadas. Os núcleos 4.0 e o sistema pré-processual são as bases para a justiça do futuro, portanto, é preciso que juntos façamos a construção dessa importante etapa para um novo sistema de Justiça”.
A reunião foi de extrema importância, pois proporcionou um ambiente propício para que as dúvidas fossem esclarecidas e os benefícios dos Núcleos 4.0 pudessem ser apresentados de forma clara.
Assessoria de Comunicação Institucional