Na última sexta-feira, houve uma reunião entre o Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral e dois Advogados, Felippe Pestana e Karinny de Miranda Campos, na qual o tema discutido foram os preparativos para a migração do sistema de publicações do Diário de Justiça Estadual para o Diário da Justiça Nacional.
Como os atos judiciais são comunicados aos advogados através de publicação no Diário da Justiça, o Processo Judicial de Rondônia (PJRO) e a Ordem dos Advogados do Brasil do estado de Rondônia (OAB/RO), se uniram para monitorar o uso da nova sistemática de publicação pelo Diário da Justiça Nacional.
O Juiz Auxiliar da Corregedoria, Johnny Clemes, afirmou que essa inovação “é mais uma etapa da evolução do processo digital, portanto será fundamental para que novas funcionalidades que melhoram a vida do usuário da justiça possam ocorrer”, diz.
O objetivo da reunião foi analisar se a nova forma de divulgação está livre de erros grosseiros que pudessem torná-la imprópria para substituir o atual Diário da Justiça Estadual. Diversos advogados e a Corregedoria Geral vem acompanhando os processos para verificar se as publicações pelo Diário de Justiça Nacional estão chegando aos advogados.
O advogado Felippe Pestana, lembra que ainda em 2015 o Conselho Nacional de Justiça(CNJ), já prometia a implantação de um Diário de Justiça Nacional e que a OAB/RO está empenhada em minimizar as dificuldades que os advogados possam obter.
Já a advogada Karinny de Miranda Campos, citou que a maioria dos advogados usa plataformas de controle de publicações que evoluíram pouco para acompanhar o diário nacional e que a OAB/RO trabalhará para estimular essas empresas a evoluírem seus serviços.
Esse monitoramento ocorrerá até o último dia do mês, momento em que haverá decisão final sobre a migração em definitivo.
Assessoria de Comunicação Institucional