No último dia 19, foi realizada mais uma edição de Justiça Rápida Itinerante, com triagens em Porto Velho, no Espaço Alternativo, o programa do Poder Judiciário de Rondônia disponibiliza serviços de atendimento aos cidadãos sob sua jurisdição que residem em áreas de difícil acesso, enfrentando desafios geográficos ou obstáculos de comunicação e econômicos.
Essa operação, que ocorre regularmente, tem como objetivo principal, o atendimento amplo e gratuito à toda população, que visa solucionar questões nas áreas Cível, Infância e Juventude, Família e Registros Públicos.
Diante dos dados já apurados foram realizados 15 encaminhamentos para a Justiça Rápida Digital.
Durante as triagens, foram disponibilizados atendimentos para alguns serviços, dentre eles, guarda de menores entre os pais, alimentos e visitas para os filhos, reconhecimento de paternidade, danos materiais, divórcio imediato amigável sem ou com, bens e filhos, cobrança de pequenos valores e conversão de união estável em casamento.
A Operação Justiça Rápida inspira-se na necessidade de adequação à nova política de atendimento à população, com a criação do Juizado de Pequenas Causas e da Justiça Itinerante, intensificada a partir de 1990, quando o juiz se deslocava até aos bairros para resolver os litígios.
Assessoria de Comunicação Institucional