Nos dias 25 e 26 de outubro de 2023, a comunidade jurídica de Rondônia se reuniu no auditório da Assembleia Legislativa para participar do III Encontro dos Magistrados do Estado de Rondônia, organizado pela Corregedoria Geral do Estado de Rondônia. O evento reuniu os magistrados e magistradas de todas as comarcas de Rondônia com o objetivo de promover o compartilhamento de conhecimento e experiências, além de estimular a transformação pessoal e profissional dos magistrados, com palestras e oficinas.
A abertura oficial marcou o início das atividades, com a presença dos juízes auxiliares da Corregedoria, Inês Moreira da Costa, Johnny Gustavo Clemes e Marcelo Tramontini, o presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia e do Corregedor Geral da Justiça, José Antonio Robles, que expressou sua satisfação por estarem reunidos. “Este encontro é de extrema importância para a nossa comunidade jurídica. Durante esses dois dias, tivemos a oportunidade de aprender, refletir e inspirar-nos mutuamente. A justiça é a base da nossa sociedade, e é nosso dever constante aprimorá-la. Eventos como este nos capacitam para esse desafio e fortalecem nosso compromisso com a justiça e a equidade. Saímos daqui com nossas mentes renovadas e nossos propósitos fortalecidos”, finaliza.
O destaque da noite de abertura foi a palestra do ator e comediante Nelson Freitas, que com o uso do bom humor e da descontração, instigou os presentes a refletir sobre como estão aproveitando a sua vida e o seu tempo. Através de sua apresentação, Nelson proporcionou um valioso “insight” sobre a importância de aproveitar ao máximo cada momento e oportunidade que a vida nos oferece.
No segundo dia, o evento continuou com a prestação de contas da Corregedoria-Geral da Justiça, sob a condução do corregedor e dos juízes auxiliares da Corregedoria, na qual destacou-se as ações e projetos realizados durante o biênio, expondo o compromisso com a transparência e aprimoramento do sistema judicial.
A juíza auxiliar da Corregedoria, Inês Moreira da Costa, apresentou os diversos projetos criados durante a gestão, como Presente, LexIA, Argus, Visão e outros sistemas que automatizam a justiça rondoniense. “Durante nossa gestão, a principal missão foi aperfeiçoar o sistema judiciário, resultando em uma notável aceleração dos processos e, como resultado direto, uma prestação jurisdicional aprimorada para atender de forma mais eficaz às necessidades da sociedade. Para isso, buscamos implementar uma série de ajustes, reformas e estratégias destinadas a tornar a justiça mais acessível, eficiente e equitativa ", finalizou.
O magistrado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, palestrante e escritor, Haroldo Dutra, esteve presente e conduziu uma palestra sobre a importância de conservar o principal papel do juiz nos conflitos: pacificar. Também destacou a necessidade dos magistrados(as) de exercerem o cuidado com sua saúde mental, de modo que a exposição e o excesso de responsabilidades no trabalho não comprometam sua condição psíquica e equilíbrio emocional.
Na parte da tarde, houve a palestra da professora da Universidade Federal de Rondônia, Dra. Aurineide Alves Braga, que expôs, através de dinâmicas e brincadeiras em grupo, a reflexão e a importância dos momentos e como eles são essenciais para a nossa formação pessoal e profissional, de modo que influenciam no nosso trabalho e nas nossas relações interpessoais.
Para encerrar as palestras, Renan Hannouche e Dante Freitas apresentaram a palestra "Awake". Os dois palestrantes falaram sobre os avanços da tecnologia, especificamente, sobre o poder das inteligências artificiais (IA’s) e como elas podem ser uma ferramenta agregadora para os Tribunais do País.
O evento proporcionou aos magistrados de Rondônia um momento enriquecedor de aprendizado, reflexão, inspiração e confraternização. “O evento foi muito rico nestes momentos de reflexão e oportunidades de se perceber, acolher as diferenças e as nossas necessidades como pessoas com alto grau de exigência e exposição. Parabéns à Corregedoria pela possibilidade de interação com todas e todos os colegas, do diálogo franco e o repensar sobre nossas atitudes e condições para que continuemos a prestar uma jurisdição com eficiência e qualidade”, destacou a juíza Úrsula Gonçalves.
Ao fim, os juízes receberam lembranças do evento e participaram de um jantar de encerramento.
Assessoria de Comunicação Institucional