A décima oitava edição da Semana Nacional da Conciliação está marcada para ocorrer entre os dias 06 e 10 de novembro. Essa iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com todos os tribunais do Brasil.
A Corregedoria Geral do estado de Rondônia, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), demonstrou seu comprometimento com a Semana Nacional da Conciliação, iniciando as atividades já no dia 30 de outubro e continuando até o dia 03 de novembro. Durante esse período, estão sendo realizadas triagens do programa Justiça Rápida Itinerante em Porto Velho e Candeias do Jamari.
Após a fase de triagem, o próximo passo será a realização de audiências para tratar dos casos identificados, entre os dias 06 e 10 de novembro. Esta iniciativa visa promover a resolução rápida e consensual de conflitos judiciais, aliviando a carga do sistema judiciário e proporcionando soluções eficazes para as partes envolvidas.
Essa operação, que ocorre regularmente, tem como objetivo primordial oferecer atendimento amplo a toda a população, com o propósito de resolver questões nas áreas Cível, Infância e Juventude, Família e Registros Públicos. Serão disponibilizadas triagens em diversas localidades, sendo elas, Zona Sul (31), Candeias do Jamari (02) e Zona Leste (03), das 8 horas da manhã às 17 horas da tarde.
Durante o processo de triagem, diversos serviços serão disponibilizados para atendimento imediato, dessa forma além de abranger ações pré-processuais irá também atender os processos que já estão em desdobramento, no decorrer da Semana Nacional da Conciliação.
As datas e locais das ações de Justiça Rápida Itinerante são os seguintes:
Zona Sul: E.M.E.F Joaquim Vicente Rondon, 31 de outubro;
Candeias do Jamari: E.E.E.F.M Carlos Drummond De Andrade, 02 de novembro;
Zona Leste: E.E.E.F.M Estudo e Trabalho, 03 de novembro.
Assessoria de Comunicação Institucional