O Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral do Estado de Rondônia, Johnny Gustavo Clemes, foi um dos indicados ao Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial na categoria Executivo de Inovação. Além disso, outros projetos do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, também estavam concorrendo ao prêmio.
O evento foi realizado na capital do Distrito Federal, Brasília e contou com a participação de alguns membros da Corregedoria Geral e do Tribunal de Justiça do estado de Rondônia. Sendo eles, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO), desembargador Marcos Alaor, o diretor geral da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), desembargador Raduan Miguel Filho, o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Daniel Lagos, o desembargador Álvaro Kalix Ferro, o juiz auxiliar da Corregedoria, Johnny Gustavo Clemes, a juíza auxiliar da Corregedoria Inês Moreira e a juíza do TJRO, Karina Miguel Sobral.
O destaque da noite foi o sistema Escola Web, desenvolvido pela Emeron, que conquistou o segundo lugar na categoria escolas de magistratura. Esse feito ressalta o comprometimento e a qualidade do ensino oferecido pela instituição, evidenciando sua posição de destaque no cenário educacional.
Além do prêmio conquistado pela Escola Web, outros projetos e profissionais receberam o reconhecimento especial na forma de "destaque" nacional. Este título não apenas enaltece as iniciativas, mas também indica que estiveram classificados entre os 8 melhores do Brasil em suas respectivas categorias.
Entre os projetos reconhecidos está a Rede de Aprendizagem Cidadã ou como usualmente conhecida, Justiça Rápida Itinerante - Integração Nacional, uma iniciativa conjunta da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), Emeron, Nupemec e Fonaje. Essa colaboração demonstra a força do trabalho em equipe e o empenho das instituições em promover uma educação jurídica de qualidade e voltada para as demandas da sociedade. A juíza auxiliar Inês Moreira da Costa e o desembargador Daniel Lagos, estavam presentes representando a Corregedoria Geral e o Nupemec.
O Projeto de Rede de Aprendizagem Cidadã ou Justiça Rápida Itinerante - Integração Nacional tem como objetivo primordial simplificar o acesso das comunidades ribeirinhas aos serviços proporcionados pelo Tribunal de Justiça de Rondônia. No entanto, esta iniciativa vai além de simplesmente oferecer suporte legal, pois também leva cidadania a regiões distantes dos centros urbanos, concretizando sonhos como os casamentos que são celebrados durante essas operações.
Estes eventos não apenas representam conquistas legais, mas também geram momentos de alegria e significado para todos os envolvidos, destacando o impacto positivo dessa abordagem na vida das pessoas. A Corregedoria e o Nupemec têm conduzido essas operações com uma dedicação imensa ao longo de todo o ano, evidenciando o comprometimento com a promoção da justiça e da cidadania em comunidades que, de outra forma, poderiam enfrentar dificuldades significativas no acesso a esses serviços essenciais. Essa iniciativa não só fortalece os laços sociais, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Outro projeto que recebeu destaque foi o "Maria Urgente", idealizado pelo desembargador Álvaro. Esse projeto, sem dúvida, chama a atenção para questões urgentes e relevantes, destacando a responsabilidade social presente na atuação do magistrado.
Na categoria de Liderança Institucional, o reconhecimento foi para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Marcos Alaor, evidenciando a importância de lideranças comprometidas e inspiradoras no contexto jurídico. Sua contribuição para o desenvolvimento e aprimoramento das instituições reflete o impacto positivo de uma gestão eficiente.
Por fim, o prêmio de Executivo de Inovação foi disputado pelo juiz auxiliar da Corregedoria Geral, Johnny Gustavo Clemes, destacando a relevância da inovação no cenário jurídico. Seu papel como agente de mudança e proponente de soluções inovadoras ressalta a importância de adaptar-se às transformações constantes.
O Juiz auxiliar da Corregedoria, Johnny Gustavo Clemes comenta sobre a indicação ao prêmio e o reconhecimento que trouxe para a Corregedoria, que está entre os destaques nacionais. “Este reconhecimento reflete o comprometimento coletivo dos servidores da Corregedoria Geral do Estado de Rondônia e dos servidores e magistrados que atuam na execução dos projetos. Destaco a relevância da inovação no cenário jurídico e reafirmo o nosso compromisso de promover soluções eficientes. A premiação é um estímulo para avançarmos, adaptando-nos às mudanças e contribuindo para uma sociedade mais justa. Agradeço a todos que fazem parte desta jornada, aos colegas, instituições parceiras e à comunidade, dedicando este prêmio a todos que colaboram pela inovação e excelência no serviço público”, finaliza.
Os projetos e personalidades reconhecidos não apenas elevam o nome do estado, mas também inspiram outros a buscar a inovação e a excelência em suas práticas e contribuições para a sociedade.
Assessoria de Comunicação Institucional