Em uma cerimônia de homenagem que reconheceu o trabalho do Ministro Barroso, da Conselheira Salise e de outros quatro presidentes de tribunais, também foi concedida uma honraria em reconhecimento ao trabalho do Desembargador José Antônio Robles em prol da evolução do sistema dos Juizados Especiais.
Uma placa de reconhecimento o declarou como "Embaixador da Evolução do Fonaje", contendo a marcante frase do mestre da administração Peter Drucker: "Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo". Durante a entrega, o presidente do Fonaje, juiz Johnny Clemes, afirmou que cada uma das autoridades colaborou de forma destacada para a melhoria do sistema dos Juizados Especiais.
É importante destacar que, no estado de Rondônia, o Desembargador Robles, em parceria com a presidência do TJRO, promoveu a criação da segunda turma recursal, a titularização de todas as turmas recursais e a instalação de quatro novos Juizados Especiais nas comarcas de Porto Velho, Ariquemes, Ji Paraná e Cacoal. Esse fato resultou no descongestionamento dessa competência, proporcionando condições para uma prestação mais célere, estável e efetiva.
O Corregedor declarou que "é nos Juizados Especiais que encontramos a maioria das causas consumeristas e de pessoas mais vulneráveis em todos os sentidos". Essa afirmação visa ressaltar que o Judiciário rondoniense buscou priorizar pessoas que necessitam da justiça por não terem outro meio de exercer seus direitos, enfatizando a importância de oferecer um serviço rápido e de qualidade.
Assessoria de Comunicação Institucional