Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 15 de abril, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia deu posse a seis novos juízes substitutos que atuarão na capital e em comarcas do interior do Estado. Para o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, a posse representa um momento único na vida dos novos membros da Magistratura, pois assumiram o compromisso e também uma missão daqui pra frente.
Aberta ao som do Hino Nacional, a solenidade foi marcada pela emoção dos empossados. Após prestarem compromisso, os novos magistrados da Justiça Estadual assinaram o termo de posse. Em seguida, os juízes Katyane Viana Lima Meira, Pedro Sillas Carvalho, José de Oliveira Barros Filho, Luis Delfino Cesar Júnior, Fábio Batista da Silva e Miria do Nascimento de Souza receberam a credencial de magistrados das mãos do presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha.
Em nome dos magistrados rondonienses, o juiz Francisco Borges Ferreira Neto, presidente da Associação, falou do sonho realizado pelos novos juízes e da honradez da carreira. Após as boas vindas do presidente da Ameron, a corregedora do Ministério Público, procuradora de Justiça Vera Lúcia Pacheco Ferraz Arruda, congraçou-se com os empossados e falou que os novos membros da Magistratura chegam a um Judiciário pujante e respeitado em todo o país. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), Andrey Cavalcante, lembrou da determinação e dedicação para o ingresso na carreira de juiz de Direito. Também compuseram a mesa de honra da cerimônia, o presidente do Poder Legislativo, deputado Maurão de Carvalho e o procurador-geral do Estado adjunto, Leri Antônio de Souza e Silva, representante do Executivo.
Emocionada, a juíza substituta Katyane Viana, que discursou representando o grupo de empossados, destacou o desafio que têm pela frente. “Juntos temos a responsabilidade de fazer o Judiciário de Rondônia ainda mais justo e célere”, afirmou. Ao final, o desembargador Sansão Saldanha disse que a função social do juiz é mais do que um cargo público, pois os novos magistrados têm agora a missão de trabalharem em prol da sociedade rondoniense. “A missão de ser juiz não traz nenhum poder, porém muita responsabilidade e exige o bom senso extremo”.
Em seu discurso, o desembargador lembrou que a toga que usam é o símbolo da faculdade que têm de por e dispor sobre a liberdade, sobre o patrimônio, sobre o bem-estar dos homens e mulheres e crianças desta Terra. Saldanha disse ainda que a sociedade irá impor a todos grandes provações: “que ajam entre mil tecnologias, mil aspirações e mil exigências, mas obedecendo a uma só lei, a lei da Justiça”.
No encerramento, após Hino de Rondônia, os novos juízes substitutos receberam os cumprimentos dos desembargadores do TJRO, autoridades convidadas, familiares e amigos.
Katyane Viana Lima Meira e Pedro Sillas Carvalho foram designados para exercerem os cargos de Juízes Substitutos da 1ª Seção Judiciária, com sede na Comarca de Porto Velho; José de Oliveira Barros Filho, para a 2ª Seção Judiciária, com sede na Comarca de Ariquemes; Luis Delfino Cesar Júnior, para a 4ª Seção Judiciária, com sede na Comarca de Cacoal; Fábio Batista da Silva e Miria do Nascimento de Souza, como juízes substitutos da 3ª Seção Judiciária, com sede na Comarca de Ji-Paraná.