Notícias Corregedoria Geral de Justiça
 
10/06/2016 17:15

“Voltei às lides nos processos com a tranquilidade de quem cumpriu seu dever”, afirmou Daniel Ribeiro Lagos, desembargador que exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça de Rondônia, entre os anos de 2014 e 2015. Ele discursou durante a Cerimônia de Aposição da Fotografia na Galeria de Ex-Corregedores, nesta sexta-feira, 10 de junho, com a presença do corregedor-geral, desembargador Hiram Souza Marques, e do presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha.

Daniel Lagos nasceu no Paraná, formou-se em Direito na Universidade Católica do Paraná, em 1980, e foi aprovado no IV Concurso Público para a Carreira da Magistratura do Estado de Rondônia em 1987. Foi juiz de Direito nas comarcas de Costa Marques, Pimenta Bueno e em Porto Velho, onde atuou nas varas de família, execuções penais e criminal. Também trabalhou como juiz auxiliar da Corregedoria (1998-2000) e foi professor da Escola da Magistratura (Emeron). Em 14 de março foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça e atualmente integra a 2ª Câmara Criminal do TJRO.

Espírito público

Ao lado do presidente Sansão Saldanha, o desembargador Lagos descerrou a fotografia na Galeria, que foi criada em 2013, na gestão do desembargador Miguel Monico Neto. Em seguida, ele recebeu das mãos do corregedor-geral uma placa de homenagem com dizeres que exaltam o elevado espírito público com que exerceu a função na Corregedoria.

Hiram Marques, ao fazer seu discurso, agradeceu a todos pela presença e destacou a elevação da reputação do Judiciário de Rondônia no cenário nacional pela qualidade dos serviços prestados, fazendo do TJRO referência para o país. A homenagem é simples, como apontou o corregedor-geral, entretanto marca o ingresso de Daniel Lagos na galeria daqueles que fizeram, fazem e ainda farão muito pela história da Justiça de Rondônia. “Coragem, firmeza e devoção” foram alguns dos predicados usados por Marques para enaltecer a trajetória do desembargador Lagos.

O homenageado falou que o evento é o coroamento de um projeto singular em sua carreira na Magistratura. Agradeceu aos desembargadores Rowilson Teixeira e Alexandre Miguel, presidente e vice-presidente do TJRO durante a gestão de Lagos na Corregedoria. Os juízes auxiliares em sua gestão, Dalmo Antônio de Castro Bezerra, Johnny Gustavo Clemes e Áureo Virgílio Queiroz também foram lembrados como aqueles que primeiro compreenderam e partilharam do projeto de gestão do biênio. Citou o trabalho e o empenho de diversos servidores da Corregedoria, saudou os magistrados e serventuários do 1º grau de jurisdição e lembrou a concessão ao TJRO do Selo Ouro pelo Conselho Nacional de Justiça, em reconhecimento à qualidade da prestação jurisdicional. “Rondônia manteve o respeito que sempre lhe foi devido”, disse.

Prestígio

A solenidade ocorreu na recepção da Corregedoria, no edifício-sede do TJRO, em Porto Velho, e contou com a presença de servidores de diversos setores, em especial da Corregedoria. Os desembargadores Renato Martins Mimessi, Valter de Oliveira, Ivanira Feitosa Borges, Rowilson Teixeira e Walter Waltenberg Silva Junior também prestigiaram a homenagem, assim como os juízes Dalmo Bezerra, Johnny Clemes, Cristiano Mazzini, Danilo Paccini e Ilisir Bueno Rodrigues, auxiliar da Presidência do TJRO.

 

  • Compartilhar esta matéria