As ações de conscientização foram destaque durante a Semana da Justiça pela Paz em Casa, no período de 21 a 25 de agosto, em Rondônia. A comarca de Alta Floresta do Oeste utilizou a rádio comunitária e promoveu oficinas sobre violência doméstica e gênero direcionadas a equipes de saúde, agentes comunitários e assistentes sociais do município.
A campanha está na 8ª edição e prioriza a realização de audiências e julgamentos de processos que envolvam crimes de violência doméstica e familiar, além de incentivar ações de conscientização sobre o tema. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove a ação em todos o país.
De acordo com a psicóloga do Núcleo Psicossocial da comarca, Elisângela Sobreira de Oliveira, a proposta teve por objetivo formar multiplicadores, além de mobilizar a organização e o funcionamento da rede de atendimento.
“Sabe-se que a estruturação e boa comunicação entre os setores de acolhimento e acompanhamento a mulheres vítimas de violência doméstica é essencial tanto em intervenções que deem suporte para superar a situação de trauma, como na prevenção e combate as situações de violência”, pontuou a servidora.
A 8ª Campanha Justiça Pela Paz em Casa foi regulamentada no estado pela portaria 312/2017, da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ). O ato normativo designou os meses de agosto e novembro de 2017, para a realização da 8ª e da 9ª Semana da Campanha Justiça pela Paz em Casa no ano de 2017.
Assessoria de Comunicação Institucional
com informações da comarca de Alta Floresta Do Oeste