Com o objetivo de aprimorar os serviços da Coordenadoria do Serviço Psicossocial do 1º Grau, a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) realizou, na quinta-feira, 13 de fevereiro, reuniões estratégicas. A iniciativa de rever fluxos e otimizar a atuação do Serviço partiu do corregedor-geral da Justiça, desembargador Gilberto Barbosa, que participou ativamente de toda a discussão.
Entre os projetos que poderão ser agrupados e expandidos, destacam-se: a Oficina de Parentalidade, o Fortalecendo Vínculos, o Projeto Apadrinhando uma História, o Projeto Gerar, realizado em Porto Velho, e o Curso Preparatório para Adoção, desenvolvido nas comarcas do interior. A intenção é tornar as atividades cada vez mais acessíveis à população.
Durante a reunião, foram debatidos os caminhos necessários para melhoria dos fluxos de trabalho, incluindo a capacitação de profissionais, o aprimoramento na apresentação de resultados e o monitoramento dos dados. As discussões contaram com a participação do corregedor, desembargador Gilberto Barbosa, da juíza auxiliar da Corregedoria, Silvana Maria de Freitas, da secretária da CGJ, Cidinha Fernandes, além de servidores(as) ligados(as) à Coordenação do Serviço Psicossocial e à CGJ, essenciais para o suporte e fortalecimento das demandas.
Esse encontro representa um passo significativo para a consolidação das políticas administrativas internas no Judiciário de Rondônia, promovendo uma integração mais orgânica entre as iniciativas existentes.
Os projetos em análise envolvem, principalmente, servidores das áreas de psicologia, assistência social e pedagogia, que prestam apoio especializado em processos judiciais nas áreas de família, infância e juventude, violência doméstica e criminal.
A coordenadora do Núcleo Psicossocial, Isabela Paludo, destacou a importância do alinhamento promovido e o apoio da Corregedoria no fortalecimento das iniciativas. "Esse suporte é essencial para que as ações tenham um impacto efetivo tanto na sociedade quanto nos processos judiciais", enfatizou.
Assessoria de Comunicação Institucional