A comarca de Ariquemes foi criada pelo Decreto-Lei n. 8, de 25 de janeiro de 1982. Sua instalação ocorreu em 6 de outubro do mesmo ano.
Nome do fórum: Juiz Edelçon Inocêncio, em homenagem àquele que durante muitos anos, bem judicou na Comarca de Ariquemes.
Entrância: Segunda
Seção Judiciária: Segunda
Circunscrição: Municípios de Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Monte Negro, Rio Crespo e o Distrito de Nova Vida.
Endereço: Avenida Juscelino Kubtschek, 2365 Setor Institucional, CEP 76.872-853 Ariquemes/RO
História do Município: O nome Ariquemes é uma homenagem à tribo indígena Arikemes, habitantes originais dessa região. Esses índios falavam o txapakura, dentro do grupo linguístico tupi. A tribo foi extinta, mas gravou seu nome na história de Ariquemes.
A ocupação do Vale do Jamary ocorreu por volta de 1900, principalmente durante o primeiro ciclo da borracha, mas sua ocupação efetiva começou a partir de 1909, com a construção da linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antônio do Rio Madeira, uma maratona de muito trabalho e sacrifício, cuja expedição era chefiada pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, em sua terceira viagem pela Amazônia.
Em 1972, começaram os estudos realizados pelo Incra nas áreas desapropriadas, que resultaram nos projetos de assentamento "Burareiro" e "Marechal Dutra".
Antônio Carlos Cabral Carpinteiro, prefeito de Porto Velho, determinou a transferência da sede do Distrito, localizada às margens do rio Jamari, onde atualmente se localiza o Bairro Marechal Rondon, para outra localidade próxima à BR 364, onde foi instalada a cidade planejada e dividida em setores: Institucional, Industrial, Comercial e Residencial.
No dia 11 de fevereiro de 1976, a primeira árvore foi derrubada, surgindo a Nova Ariquemes. A vila passa a ser chamada de Vila Velha.