A Cadeia de Valor é uma ferramenta de gestão que tem como finalidade identificar e organizar os macroprocessos e processos do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e demonstrar como se relacionam e como cada um deles agrega valor aos serviços prestados à sociedade.
O detalhamento das atividades por processos estruturado na cadeia de valor busca proporcionar à Administração e os(as) gestores(as) do Tribunal uma visão holística da instituição e auxiliar na priorização de iniciativas com base na estratégia, no direcionamento dos recursos para gerar os resultados almejados, proporcionar maior transparência dos processos e resultados institucionais, no gerenciamento de riscos, bem como na visualização de oportunidades de melhorias dos processos e serviços administrativos e finalísticos para dar maior celeridade no atendimento às demandas dos jurisdicionados.
A cadeia de valor do Tribunal encontra-se estruturada em 4 (quatro) tipos de macroprocessos, sendo eles de Governança, Finalístico, Suporte Jurisdicional e Suporte Administrativo. Ao todo encontram-se identificados na cadeia de valor 17 (dezessete) macroprocessos e 62 (sessenta e dois) processos chave.
Com a cadeia de valor estruturada e instituída por meio do Ato da Presidência n. 2125/2023, de 15/12/2023, o Tribunal de Justiça de Rondônia dá um importante passo para melhorar ainda mais a sua gestão e apresentar resultados mais eficientes à sociedade.
Com o objetivo de ilustrar seus macroprocessos e valores para a sociedade e jurisdicionados(as), o TJRO iniciou no mês de setembro de 2023 o projeto de construção da Cadeia de Valor da Instituição.
O Projeto consistiu em construir a Cadeia de Valor de modo participativo, com representantes de diversas unidades das áreas administrativa e finalística deste Poder, sob a coordenação do Gabinete de Governança, por meio da Coordenadoria de Modernização Institucional.
Para a construção da Cadeia de Valor, elaborou-se o projeto com plano de ação definindo as seguintes etapas:
Inicialmente houve o planejamento e definição de metodologia pela equipe que coordenou os trabalhos, com pesquisa e análise das cadeias de valores de órgãos públicos, levantamento e análise de processos já mapeados deste Poder, bem como na definição de metodologia de trabalho para construção da Cadeia de Valor e seu desdobramento;
Após esta fase de pesquisa e construção do plano de trabalho com as definições das ações, a Presidência aprovou e a equipe iniciou a execução do plano de ação do projeto.
Visando a realização do trabalho de forma participativa, foi instituído instituído por meio do Ato da Presidência n. 1899/2023 um grupo de trabalho composto por 60 (sessenta) representantes das unidades das áreas administrativas e judiciárias de 1º e 2º grau, para desenvolvimento das ações de construção da Cadeia de Valor do TJRO e seus desdobramentos, sobre a coordenação da CMI/GGOV.
No momento seguinte, a equipe da CMI/GGOV conduziu as oficinas, de forma online, com auxílio de painéis virtuais construídos na plataforma miro (plataforma de lousa interativa digital), onde constituiu-se na organização dos macroprocessos da Cadeia de Valor do TJRO em 4 (quatro) áreas, sendo elas finalística, suporte jurisdicional, administrativo e governança, bem como seus desdobramentos em processos chave. As oficinas com o grupo de trabalho se deram no período de 13 a 23 de novembro de 2023, no qual foram realizados 8 (oito) encontros.
No dia 07 de dezembro de 2023 a proposta construída pelo grupo de trabalho foi validada pelos(as) secretários(as) e demais gestores(as) das unidades do TJRO em oficina virtual.
Em sua versão final, foram identificadas e estruturadas na Cadeia de Valor o total de 17 macroprocessos e 62 processos chaves, distribuídos conforme a seguir:
Como um dos atos finais da sua gestão, a Cadeia de Valor foi aprovada pelo Presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, e publicada em 15/12/2023 por meio do Ato nº 2125/2023.
A Cadeia de Valor do TJRO será revisada bienalmente, sem prejuízo de possíveis atualizações anuais, decorrentes de fatores internos e externos.
- Macroprocessos: visão macro do conjunto de processos impactantes no cumprimento dos objetivos estratégicos e no atingimento da missão institucional;
- Macroprocessos Finalísticos: processos diretamente relacionados ao que o Tribunal faz para gerar valor ao jurisdicionado;
- Macroprocessos de Governança: conjunto de processos que articulam, monitoram, avaliam e promovem a execução das políticas e diretrizes afetas à gestão do Tribunal;
- Macroprocessos de Suporte Jurisdicional: conjunto de processos que dão apoio direto aos processos finalísticos, fazendo com que estes sejam possíveis;
- Macroprocessos de Suporte Administrativo: conjunto de processos que dão apoio a todas as áreas do Poder Judiciário e que agregam valor de forma indireta aos processos finalísticos;
- Processos chave: subconjunto de processos principais da instituição para o alcance de um resultado comum;
- Macroproduto: resultado alcançado pela execução dos macroprocessos, seja na entrega às demais unidades do PJRO ou diretamente à sociedade.