A governança de pessoas é o conjunto de diretrizes, estruturas organizacionais, processos e mecanismos de controle que visam a assegurar que as decisões e as ações relativas à gestão de pessoas estejam alinhadas às necessidades da organização, contribuindo para o alcance das suas metas (Resolução nº 247/2011-TCU, art 2º, II)
Nesse sentido, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) desenvolve um conjunto de políticas, métodos e práticas adotados na gestão de comportamentos internos do PJRO, favorecendo o desenvolvimento profissional, a capacitação, a relação interpessoal, a saúde e a cooperação, com vistas ao alcance efetivo dos objetivos estratégicos da Instituição.
Colegiados
Os comitês e comissões afetos à governança de pessoas atuam a partir das diretrizes da estratégia institucional para formular e implementar políticas e práticas essenciais ao aperfeiçoamento da gestão de pessoas:
-
Comitê Gestor da Política de Gestão de Pessoas (CGPGP);
-
Comitê Gestor de Atenção Integral à Saúde de Magistrados(as) e Servidores(as) (CGASMS);
-
Comissão de Acompanhamento do Estágio Probatório (CAEP);
-
Comissão Permanente de Progressão Funcional (CPPF).
No âmbito do Planejamento Estratégico, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) contribui para o alcance do objetivo estratégico (O9) - Aperfeiçoar a Gestão de Pessoas.
Para transformar essa diretriz institucional em resultado, a SGP executa iniciativas e ações relacionadas a políticas e práticas voltadas ao desenvolvimento das pessoas da Instituição.
- Força de Trabalho
- Gestão por Competência
- Recrutamento e Seleção
- Qualidade de Vida no Trabalho
- Ações do PQVT implementadas
- Ações Voltadas para a Gestão de Pessoas