Modelo de Gerenciamento de Projetos de TIC
(Anexo III do Ato n. 692/2017, alterado pelo Ato n. 1254/2022-PR - Publicação - SEI - Original)
Dono do Processo: Diretor da Divisão de Projeto
O modelo de gerenciamento de projetos do PJRO é uma orientação com objetivo de facilitar e direcionar a atividade de gestão dos projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (PJRO), através de uma orientação formal de “Boas Práticas”, incluindo processos e artefatos que podem ser utilizados no gerenciamento de projetos. Buscou-se seguir o caminho da simplicidade e objetividade, evitando procedimentos desnecessários ou burocráticos e informações em excesso.
A ideia de apresentar um conjunto de “Boas Práticas” de gerenciamento de projetos é parte de um esforço da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do PJRO com intenção de melhorar a maturidade em gerenciamento de projetos e também contribuir para que os projetos estejam alinhados às necessidades das partes interessadas e aos objetivos estratégicos corporativos de forma a gerar valor e contribuir com a realização da missão.
O modelo de gerenciamento de projetos do PJRO visa ser referência para as equipes e gerentes de projetos. O nível de utilização deste modelo pelas unidades da STIC dependerá de alguns fatores, sendo eles: contexto, maturidade em gerenciamento de projetos, disponibilidades de recursos, tamanho dos projetos etc. Portanto, os processos e procedimentos descritos neste modelo poderão ser adaptados à realidade de cada projeto.
Desta forma, o público alvo deste Modelo é qualquer profissional envolvido com os projetos de TIC do PJRO, incluindo fornecedores e prestadores de serviço.
Objetivos:
-
Melhorar a eficiência do processo de gerenciamento de projetos a partir do estabelecimento de um padrão, modelos e ferramentas de gerenciamento de projetos, aplicando conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adaptadas ao contexto da STIC do PJRO;
-
Apresentar um padrão institucional e facilitar o entendimento, a comunicação e os processos de tomada de decisões nos projetos de TIC;
-
Apresentar uma proposta de processos e artefatos que podem ser utilizados em conjunto com a ferramenta automatizada de gerenciamento de portfólio e projetos.
Premissas:
Para realização do gerenciamento de projetos proposto, as seguintes premissas devem ser verdadeiras:
-
A estrutura organizacional suportará o modelo de gestão de projetos, abrangendo os papéis de Gerente de Projetos, Divisão de Projetos, patrocinadores de projetos;
-
A implantação do MGP-PJRO é de responsabilidade do Secretário (a) de TIC com suporte da Divisão de Projetos;
- A alta administração apoiará a utilização do Modelo;
-
Que toda e qualquer solicitação de projeto a ser executado na STIC venha de listagem enviada pelo CGesSTIC, devidamente cadastrada e formalizada;
-
Um modelo de estrutura organizacional matricial balanceada onde cada projeto deverá possuir time designado e o apoio eventual de outras unidades.
Classificação de Pojetos:
Os projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) devem seguir a seguinte classificação:
a) Projetos de Sistemas (PS): aqueles em que os resultados são produtos de desenvolvimento de códigos, rotinas ou programas de computador desenvolvidos pelo método cascata, com escopo e cronograma definidos no início do projeto.
Documentação: Termo de Abertura, Especificação de Requisitos, Plano de Gerenciamento de Riscos, Plano de Gerenciamento de Projetos, Ata de Reunião de Encerramento com Demandante, Patrocinador e Equipe do Projeto Termo de Aceite e Termo de Encerramento.
b) Projetos de Sistemas/Ágil (PS/A): aqueles em que os resultados são produtos de desenvolvimento de códigos, rotinas ou programas de computador desenvolvidos por métodos ágeis, com cronograma flexível e ajustável a cada período de construção de incremento.
Documentação: Termo de Abertura, Especificação de Requisito, Plano de Gerenciamento de Riscos, Artefatos específicos da Metodologia Ágil escolhida, Termo de Aceite e Termo de Encerramento.
c) Projetos de Inteligência de Dados (PID): Aqueles em que os resultados não são um sistema de desenvolvimento de software e sim Painéis Estatísticos, Relatórios, BI e novas tecnologias.
Documentação: Termo de Abertura, Especificação de Requisitos, Plano de Gerenciamento de Risco, Plano de Gerenciamento de Projetos, Termo de Aceite e Termo de Encerramento.
d) Projetos de Infraestrutura (PI): aqueles em que os resultados são novas instalações, ou modificações e eventuais melhorias nas instalações existentes como todo o contingente envolvido neste tipo de mudança, como: equipamento de TI, redes, dados. Por exemplo: mudança de data center, atualização do cabeamento de rede.
Documentação:
- Termo de Abertura, Especificação de Requisitos, Plano de Gerenciamento de Riscos, Plano de Gerenciamento de Projetos, Ata de Reunião de Encerramento com Demandante, Patrocinador e Equipe do Projeto Termo de Aceite e Termo de Encerramento.
- Termo de Abertura e Termo de Encerramento, quando for somente aquisição. Devem ser informados no protocolo do projeto os protocolos das contratações, nas quais constam estudos técnicos e documentos contratuais.
e) Projetos Estratégicos (PE): aqueles que buscam efetivamente atender o planejamento estratégico da organização.
Documentação: Termo de Abertura, Especificação de Requisito, Plano de Gerenciamento de Risco, Plano de Gerenciamento de Projetos e Termo de Encerramento.
f) Projetos de Implantação de Soluções de Terceiros (PST): aqueles em que o produto não foi desenvolvido por servidores(as) da STIC, mas requer implantação, treinamento, adequação de infraestrutura. Podendo se aplicar a softwares/aplicativos adquiridos ou contratados pelo TJRO. Exemplo: PJe criminal, sistema do RH.
Documentação: Termo de Abertura, Especificação de Requisito, Plano de Gerenciamento de Risco, Plano de Gerenciamento de Projetos e Termo de Encerramento.
QUADRO RESUMO DA CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS X DOCUMENTAÇÃO
Termo de Abertura |
Especificação de Requisitos |
Plano de Gerenciamento de Riscos |
Plano de Gerenciamento de Projetos |
Artefatos da Metodologia Ágil escolhida |
Termo de Aceite |
Termo de Encerramento |
|
Projetos de Sistema (PS) |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Não |
Sim |
Sim |
Projetos de Sistemas/Ágil (PS/A) |
Sim |
Sim |
Sim |
Não |
Sim |
Sim |
Sim |
Projetos de Inteligência de Dados (PID) |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Não |
Sim |
Sim |
Projetos de Infraestrutura (PI) |
Sim |
Sim* |
Sim* |
Sim* |
Sim* |
Não |
Sim |
Projetos Estratégicos (PE) |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Não |
Não |
Sim |
Projetos de Implantação de Soluções de Terceiros (PST) |
Sim |
Sim |
Sim |
Sim |
Não |
Não |
Sim |
*Estes documentos não são necessários nos casos de Projetos de Infraestrutura que contemplam apenas contratações de produtos e serviços, pois cada contratação possui documentação específica e detalhada. |
Documentação do Projeto:
A documentação do projeto será de acordo com a sua classificação, conforme relação abaixo:
1. Termo de Abertura (obrigatório para todos os projetos)
2. Especificação de Requisitos
3. Plano de Gerenciamento de Riscos (PGRCI)
4. Plano de Gerenciamento de Projeto (não se aplica aos Projetos de Sistemas/Ágil)
5. Artefatos específicos da Metodologia Ágil escolhida
6. Registro de Alteração (caso haja necessidade)
7. Termo de Aceite
8. Termo de Encerramento (obrigatório para todos os projetos)
Os documentos acima deverão ser preenchidos pelo Gerente de Projetos ou pessoa designada pelo gerente. Em caso de necessidade, este poderá contar com o apoio da Divisão de Projetos – DIPRO. Além dos documentos acima, existem alguns documentos que serão de responsabilidade da DIPRO, para preenchimento com os patrocinadores, demandantes, equipe de projeto entre outros, são eles:
9. Formulário – IECOM – Efetividade das Comunicações
10. Formulário de Satisfação do Patrocinador
11. Índice de Satisfação do Patrocinador (ISP)
12. Índice de Desempenho de Prazo (IDP)
13. Lições Aprendidas pela Equipe
14. Check-list de Encerramento
Fluxo MGP:
Descrição das atividades
Atividade: |
1. Analisar, Classificar e Criar Protocolo para Projeto ou Plano de Ação |
Responsável |
Dipro |
Entradas |
|
Procedimentos |
1.1. DIPRO classifica o tipo de projeto ou plano de ação, conforme informações prestadas pelo GP, define numeração e código do projeto e cria os protocolos com os modelos de documentação para os GPs preencherem. 1.2 Designar colaborador da DIPRO que dará suporte ao projeto. 1.3 Envio de protocolo ao Gerente de Projeto para preenchimento da documentação. |
Saídas |
|
Atividade: |
2.1 Preencher iniciativa de Plano de Ação (PLA) |
Responsável |
Gerente do PLA |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
2.2 Registrar andamento do Plano de Ação (PLA) |
Responsável |
Gerente do PLA |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
2.3 Preencher Relatório Final do Plano de Ação (PLA) e enviar para DIPRO |
Responsável |
Gerente do PLA |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
3.1 Preencher Termo de Abertura |
Responsável |
Gerente de Projeto |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
3.2 Realizar reunião inicial |
Responsável |
Gerente de Projeto, auxiliado pela equipe |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
3.3 Refinar Requisitos |
Responsável |
Equipe do Projeto |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
3.4 Detalhar Projeto |
Responsável |
Gerente do Projeto, auxiliado pela equipe |
Entradas |
|
Procedimentos |
Em caso de Projetos de Sistemas (PS), Projeto de Inteligência de Dados (PID), Projetos de Infraestrutura (PI), Projetos Estratégicos (PE) e Projetos de Implantações de Soluções de Terceiros (PST):
Em caso de Projetos de Sistemas/Ágil (PS/A):
|
Saídas |
|
Atividade: |
3.5 Controlar atividades do projeto |
Responsável |
Gerente do Projeto |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
Tempo: desenvolver as atividades do projeto dentro do cronograma estipulado |
Responsável |
Equipe de projeto |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
3.6 Solicitar alteração no projeto |
Responsável |
Gerente do Projeto |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
3.7 Analisar solicitação de alteração no projeto |
Responsável |
Secretária da STIC |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
3.8 Registrar resultado e/ou atualizar informações do projeto |
Responsável |
Gerente de Projeto |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
3.9 Iniciar documentação de encerramento do projeto |
Responsável |
Dipro |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
3.10 Realizar reunião de encerramento |
Responsável |
Gerente de Projeto |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
3.11 Preencher Termo de Encerramento |
Responsável |
Gerente do Projeto |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
3.12 Preparar documentação de encerramento e coletar assinaturas |
Responsável |
Dipro |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Descrição das Atividades
Monitoramento de Projetos |
|
Atividade: |
Acompanhar documentação e entregas dos projetos e planos de ações |
Periodicidade: |
Semanal |
Responsável |
Dipro |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Atividade: |
Elaborar relatórios |
Periodicidade: |
Mensal |
Responsável |
Dipro |
Entradas |
|
Procedimentos |
|
Saídas |
|
Controle do processo (Modelo de Gerenciamento de Projetos):
ID |
1 |
Processo |
Modelo de Gerenciamento de Projetos |
Dono do Processo |
Diretor (a) da DIPRO |
Indicador |
Índice de aderência ao MGP - iMGP |
Justificativa |
Apurar o percentual de projetos gerenciados pelo modelo. |
Periodicidade |
Semestral |
Intervalo |
6 últimos meses (Semestral) |
Regra de cálculo |
iMGP = Projetos aderentes a MGP/Total de projetos do portfólio |
Meta |
>= 90% |
Origem dos Dados |
Relatórios de Projetos Monitorados pela DIPRO |
Responsável pela coleta |
Diretor (a) da DIPRO |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor (a) da DIPRO |
Indicadores de Gerenciamento (Controle) de Projetos:
Indicador |
IDP - Índice de desempenho de prazo |
Objetivo |
Medir a eficácia do cronograma do projeto em termos de entregas feitas dentro do prazo planejado e escopo realizado. |
Periodicidade |
Durante encerramento do projeto. |
Regra de cálculo |
QE = Quantidade de entregas feitas dentro do prazo planejado QEP = Quantidade de entregas previstas no período IDP = QE/QEP |
Meta |
>= 80% |
Responsável pela coleta |
Gerente do projeto |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor da DIPRO |
Indicador |
ISP - Índice de satisfação do Patrocinador |
Objetivo |
Medir a satisfação do Patrocinador do projeto. |
Periodicidade |
No encerramento do projeto. |
Intervalo |
Data de início e Data de encerramento do cronograma. |
Regra de Cálculo |
Conforme resultado de pesquisa do Formulário ISP – Índice de Satisfação do Patrocinador |
Meta 1 |
ISP >= 7 |
Meta 2 |
Respostas Ruins < 2 |
Responsável pela coleta |
Diretor da DIPRO |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor da DIPRO |
Indicador |
Índice de Cumprimento do orçamento |
Objetivo |
Medir a eficácia do planejamento do orçamento do projeto. |
Periodicidade |
Quadrimestral |
Intervalo |
Início do ano orçamentário, até a medição do quadrimestre. |
Regra de Cálculo |
O indicador de custo será avaliado quantitativamente considerado o cumprimento dos gastos nos períodos estabelecidos conforme a execução no SIGA: BOM: O projeto realizou os gastos previstos dentro das datas estabelecidas, ou cumpriu mais de 90% das datas de cumprimento estabelecidos; RUIM: O projeto realizou menos de 70% dos gatos previstos dentro das datas estabelecidas. |
Meta |
Regular ou Superior. |
Responsável pela coleta |
Gerente do Projeto |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor da DIPRO |
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