Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC)
 
Processos de TIC | Processo de Elaboração do Planejamento Tático (PDTIC)

Anexo Único do Ato n. 1127/2017-PR - DJe n. 170, 14/09/2017- de 14/09/2017 republicação por erro material

 

Dono do Processo: Secretário (a) de Tecnologia da Informação e Comunicação

O Processo de elaboração do planejamento tático (PDTIC) é reponsável por elaborar o plano diretor de tecnolgoia da informação e comunicação. Segundo o Sistema de SISP, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTI - é o instrumento que permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI, definindo estratégias e o plano de ação para implementá-las.

O desafio desse processo é priorizar dentro do biênio as ações necessárias à execução do Plano Estratégico Institucional – PEI e Plano Estratégico de Tecnologia da Informação – PETIC, bem como manter a infraestrutura necessária para prover os serviços de TIC. Entre as principais atribuições desse processo, pode-se citar:

  • Realizar o levantamento das necessidades do PJRO que estão relacionadas com a STIC;
  • Definir metas e projetos a serem executados; e
  • Realizar análise SWOT da STIC.

Objetivos:

  • Executar os projetos prioritários;
  • Dar maior efetividade aos projetos da STIC; e
  • Maior Transparência da priorização dos projetos da STIC.

Fluxo:

Elaboração PDTIC
Fluxo do Processo de Elaboração do Planejamento Tático (PDTIC)

Descrição das Atividades:

Id

Atividade

Objetivo

Responsável

1

Definir a Equipe de elaboração

Escolher e alocar a Equipe de Elaboração do PDTIC. Informar, por meio de Ata de reunião do CGesTIC, quem são essas pessoas e a disponibilidade dessas para realizar as próximas atividades.

CGesTIC

2

Descrever a metodologia de Elaboração

Descrever a metodologia a ser aplicada na elaboração do PDTIC

Equipe de elaboração

3

Consolidar documentos de referência

Identificar e reunir os documentos que serão utilizados como referência para a elaboração do PDTIC.

Cita-se como rol exemplificativo:

  • Plano Plurianual – PPA;
  • Plano Estratégico Institucional –PEI;
  • Plano Estratégico de Tecnologia da Informação – PETIC;
  • PDTIC anterior.

Equipe de elaboração

4

Identificar estratégias do PJRO

Identificar e sistematizar as estratégias e diretrizes estabelecidas nas principais políticas e planos da organização, contemplando a relação dos serviços públicos prestados. Assim, deve-se identificar os objetivos, as necessidades estratégicas, as diretrizes e as linhas de ação que competem ao PJRO, a partir dos instrumentos de direcionamento

Equipe de elaboração

5

Identificar princípios e diretrizes

Identificar os princípios e as diretrizes que nortearão a elaboração do PDTIC. Princípios e diretrizes são regras gerais que norteiam os conceitos de uma matéria, orientando uma tomada de decisão. Constituem proposições estruturantes para determinado fim. Os princípios e diretrizes representam as estratégias relevantes com as quais a TIC deve se alinhar. Durante a definição dos princípios e diretrizes, deve-se identificar os critérios de priorização, que, posteriormente, serão validados pelo CGTIC.

Equipe de elaboração

6

Elaborar Plano de Trabalho do PDTIC

Criar um plano de trabalho no qual devem estar descritas as informações essenciais para organizar as atividades a serem desempenhadas durante o projeto de elaboração do PDTIC

Equipe de elaboração

7

Analisar resultados do PDTIC anterior

Identificar necessidades de TIC a partir do relatório de resultados do PDTIC anterior. Analisar também as lições aprendidas durante o ciclo de vida do PDTIC anterior com o intuito de evitar problemas conhecidos e aplicar as boas práticas executadas

Equipe de elaboração

8

Analisar o referencial estratégico

Analisar os documentos referentes aos objetivos estratégicos da área de TIC. Avaliar quais são os problemas a serem resolvidos ou oportunidades de melhoria relacionados ao referencial estratégico da TIC e inserir essas sugestões no Inventário de Necessidades.

Equipe de elaboração

9

Realizar Análise SWOT

Analisar os ambientes interno(pontos fortes e pontos fracos) e externo à TIC da organização(oportunidades e ameaças)

Equipe de elaboração

10

Estimar capacidade de execução de TIC

Avaliar o contexto atual da TIC e estimar sua capacidade para execução de novos projetos e atividades

Equipe de elaboração

11

Realizar levantamento das necessidades

Identificar e consolidar as necessidades de serviços de TIC da organização. Identificar as necessidades de serviços de TIC para atender as necessidades de informação do PJRO, avaliando os aspectos relacionados a sistemas, catálogo e portfólio de serviços

Equipe de elaboração

12

Consolidar o inventário de necessidades

Verificar e consolidar as necessidades de infraestrutura de TIC, as necessidades de contratação de soluções em TIC, as necessidades de pessoal (quantitativo e capacitações) de TIC para suportar as necessidades do PJRO

Equipe de elaboração

13

Atualizar critérios de priorização

Validar a utilização da Técnica GUT (Gravidade, Urgência, Tendência) ou outra que o CGTIC definir

CGTIC

14

Priorizar de acordo com critérios definidos

Priorizar as necessidades de TIC inventariadas por meio da aplicação dos critérios de priorização definidos pelo CGTIC

Equipe de elaboração

15

Definir metas e projetos

Definir metas e projetos que contribuam para o alcance das necessidades inventariadas, desdobrar as necessidades de TIC

Equipe de elaboração

16

Elaborar PGRCI do PDTIC

Realizar a análise de riscos instituída para o PDTIC

Equipe de elaboração

17

Minutar PDTIC

Consolidar as informações geradas anteriormente, gerando um documento de minuta do PDTIC para aprovação das instâncias de governança

Equipe de elaboração

18

Encaminhar para publicação

Encaminhar à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica – Sepog, para publicação.

GabSTIC

19

Verificar publicação

Verificar a publicação do PDTIC no DJe e Portal

GabSTIC

Controle do processo:

ID

1

Processo

Processo de Elaboração do Planejamento Tático

Dono do Processo

Secretaria de TIC

Indicador

Índice de PDTIC elaborado de acordo com o processo

Justificativa

Manter o controle sobre os PDTIC elaborados e verificar a eficácia do processo

Periodicidade

Bianual

Intervalo

4 anos

Regra de cálculo

IPDTIC = (TPDTICE/ TPDTIC) X100, onde

TPDTICE = Total de PDTIC elaborados no período seguindo o processo definido a partir da publicação desse processo;

TPDTIC = Total de PDTIC elaborados no período a partir da publicação desse processo.

Meta

IPDTIC= 100%

Origem dos dados

PDTIC elaborados

Responsável pela coleta

Diretor da DIESE

Responsável pela análise do indicador

Dono do processo