Processo de Elaboração do Planejamento Tático (PDTIC)
Dono do Processo: Secretário (a) de Tecnologia da Informação e Comunicação
O Processo de elaboração do planejamento tático (PDTIC) é reponsável por elaborar o plano diretor de tecnolgoia da informação e comunicação. Segundo o Sistema de SISP, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTI - é o instrumento que permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI, definindo estratégias e o plano de ação para implementá-las.
O desafio desse processo é priorizar dentro do biênio as ações necessárias à execução do Plano Estratégico Institucional – PEI e Plano Estratégico de Tecnologia da Informação – PETIC, bem como manter a infraestrutura necessária para prover os serviços de TIC. Entre as principais atribuições desse processo, pode-se citar:
- Realizar o levantamento das necessidades do PJRO que estão relacionadas com a STIC;
- Definir metas e projetos a serem executados; e
- Realizar análise SWOT da STIC.
Objetivos:
- Executar os projetos prioritários;
- Dar maior efetividade aos projetos da STIC; e
- Maior Transparência da priorização dos projetos da STIC.
Fluxo:
Descrição das Atividades:
Id |
Atividade |
Objetivo |
Responsável |
1 |
Definir a Equipe de elaboração |
Escolher e alocar a Equipe de Elaboração do PDTIC. Informar, por meio de Ata de reunião do CGesTIC, quem são essas pessoas e a disponibilidade dessas para realizar as próximas atividades. |
CGesTIC |
2 |
Descrever a metodologia de Elaboração |
Descrever a metodologia a ser aplicada na elaboração do PDTIC |
Equipe de elaboração |
3 |
Consolidar documentos de referência |
Identificar e reunir os documentos que serão utilizados como referência para a elaboração do PDTIC. Cita-se como rol exemplificativo:
|
Equipe de elaboração |
4 |
Identificar estratégias do PJRO |
Identificar e sistematizar as estratégias e diretrizes estabelecidas nas principais políticas e planos da organização, contemplando a relação dos serviços públicos prestados. Assim, deve-se identificar os objetivos, as necessidades estratégicas, as diretrizes e as linhas de ação que competem ao PJRO, a partir dos instrumentos de direcionamento |
Equipe de elaboração |
5 |
Identificar princípios e diretrizes |
Identificar os princípios e as diretrizes que nortearão a elaboração do PDTIC. Princípios e diretrizes são regras gerais que norteiam os conceitos de uma matéria, orientando uma tomada de decisão. Constituem proposições estruturantes para determinado fim. Os princípios e diretrizes representam as estratégias relevantes com as quais a TIC deve se alinhar. Durante a definição dos princípios e diretrizes, deve-se identificar os critérios de priorização, que, posteriormente, serão validados pelo CGTIC. |
Equipe de elaboração |
6 |
Elaborar Plano de Trabalho do PDTIC |
Criar um plano de trabalho no qual devem estar descritas as informações essenciais para organizar as atividades a serem desempenhadas durante o projeto de elaboração do PDTIC |
Equipe de elaboração |
7 |
Analisar resultados do PDTIC anterior |
Identificar necessidades de TIC a partir do relatório de resultados do PDTIC anterior. Analisar também as lições aprendidas durante o ciclo de vida do PDTIC anterior com o intuito de evitar problemas conhecidos e aplicar as boas práticas executadas |
Equipe de elaboração |
8 |
Analisar o referencial estratégico |
Analisar os documentos referentes aos objetivos estratégicos da área de TIC. Avaliar quais são os problemas a serem resolvidos ou oportunidades de melhoria relacionados ao referencial estratégico da TIC e inserir essas sugestões no Inventário de Necessidades. |
Equipe de elaboração |
9 |
Realizar Análise SWOT |
Analisar os ambientes interno(pontos fortes e pontos fracos) e externo à TIC da organização(oportunidades e ameaças) |
Equipe de elaboração |
10 |
Estimar capacidade de execução de TIC |
Avaliar o contexto atual da TIC e estimar sua capacidade para execução de novos projetos e atividades |
Equipe de elaboração |
11 |
Realizar levantamento das necessidades |
Identificar e consolidar as necessidades de serviços de TIC da organização. Identificar as necessidades de serviços de TIC para atender as necessidades de informação do PJRO, avaliando os aspectos relacionados a sistemas, catálogo e portfólio de serviços |
Equipe de elaboração |
12 |
Consolidar o inventário de necessidades |
Verificar e consolidar as necessidades de infraestrutura de TIC, as necessidades de contratação de soluções em TIC, as necessidades de pessoal (quantitativo e capacitações) de TIC para suportar as necessidades do PJRO |
Equipe de elaboração |
13 |
Atualizar critérios de priorização |
Validar a utilização da Técnica GUT (Gravidade, Urgência, Tendência) ou outra que o CGTIC definir |
CGTIC |
14 |
Priorizar de acordo com critérios definidos |
Priorizar as necessidades de TIC inventariadas por meio da aplicação dos critérios de priorização definidos pelo CGTIC |
Equipe de elaboração |
15 |
Definir metas e projetos |
Definir metas e projetos que contribuam para o alcance das necessidades inventariadas, desdobrar as necessidades de TIC |
Equipe de elaboração |
16 |
Elaborar PGRCI do PDTIC |
Realizar a análise de riscos instituída para o PDTIC |
Equipe de elaboração |
17 |
Minutar PDTIC |
Consolidar as informações geradas anteriormente, gerando um documento de minuta do PDTIC para aprovação das instâncias de governança |
Equipe de elaboração |
18 |
Encaminhar para publicação |
Encaminhar à Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica – Sepog, para publicação. |
GabSTIC |
19 |
Verificar publicação |
Verificar a publicação do PDTIC no DJe e Portal |
GabSTIC |
Controle do processo:
ID |
1 |
Processo |
Processo de Elaboração do Planejamento Tático |
Dono do Processo |
Secretaria de TIC |
Indicador |
Índice de PDTIC elaborado de acordo com o processo |
Justificativa |
Manter o controle sobre os PDTIC elaborados e verificar a eficácia do processo |
Periodicidade |
Bianual |
Intervalo |
4 anos |
Regra de cálculo |
IPDTIC = (TPDTICE/ TPDTIC) X100, onde TPDTICE = Total de PDTIC elaborados no período seguindo o processo definido a partir da publicação desse processo; TPDTIC = Total de PDTIC elaborados no período a partir da publicação desse processo. |
Meta |
IPDTIC= 100% |
Origem dos dados |
PDTIC elaborados |
Responsável pela coleta |
Diretor da DIESE |
Responsável pela análise do indicador |
Dono do processo |