Processo de Gerenciamento de Incidentes de TIC
(Anexo I do Ato n. 1601/2019-PR - DJe n. 177, alterado pelo Ato n. 571/2021-PR)
Dono do Processo: Diretor da Disus
O Processo de Gerenciamento de Incidentes de TIC é responsável por compreender e atencipar demandas relacionadas a incidentes em serviços, bem como restabelecer serviços que tenham tido interrupções não planejadas, reduções na qualidade dos serviços de TIC ou falhas em itens de configuração.
Objetivos:
- Assegurar que processos, métodos e procedimentos padronizados sejam utilizados de forma rápida e eficiente para o restabelecimento do serviço;
- Garantir transparência aos usuários da STIC sobre o registro e processamento do pedido;
- Reduzir os indicadores relacionados aos incidentes em serviços da STIC;
- Demonstrar para todas as áreas do PJRO e aos demais interessados e envolvidos, o processo de Gerenciamento de Incidentes de TIC;
- Manter a satisfação dos usuários com a qualidade dos Serviços de TIC.
Matriz de Responsabilidade:
Atividade / Funções |
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1. Análise e Diagnóstico |
R/A* |
R/A* |
- |
R/A* |
R/A* |
2. Analisar Banco de FAQ |
R/A* |
C |
- |
R/A* |
- |
3. Escalonar o chamado |
R/A* |
I |
- |
R/A* |
C/I |
4. Associar FAQ |
R/A |
- |
- |
- |
- |
5. Aplicar Solução |
R/A* |
R/A* |
- |
R/A*/C |
R/A*/C |
6. Encerrar o chamado |
R/A* |
R/A* |
I |
R/A* |
R/A* |
7. Criar ou Atualizar e Associar FAQ |
I |
R/A*/I |
- |
R/A*/C |
R/A*/C |
8. Análise de Qualidade |
C/I |
C/I |
R/A |
C |
C |
9. Suporte Terceirizado ou Garantia |
C/I |
C/I |
- |
C/I |
R/A* |
10. Implementar solução |
C/I |
C/I |
- |
C/I |
R/A* |
11. Informar os motivos da não implementação |
C/I |
C/I |
- |
C/I |
R/A* |
Processo de Gerenciamento de Mudanças, Liberação e Implantação de TIC |
Matriz RACI conforme processo de trabalho correspondente. |
Legenda tabela RACI:
R: Responsável por executar uma atividade (o executor);
R*: Responsável por executar uma atividade (o executor), quem estiver de posse do chamado;
A: Autoridade - quem deve responder pela atividade, o dono (apenas uma autoridade pode ser atribuída por atividade);
A*: Autoridade - quem deve responder pela atividade é a equipe que estiver de posse do chamado, seja primeiro ou segundo nível.
C: Consultado - quem deve ser consultado e participar da decisão ou atividade no momento que for executada;
I: Informado - quem deve receber a informação de que uma atividade foi executada.
Atividade: |
1. Análise e Diagnóstico |
Entradas |
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Procedimentos |
1.1. Atendente verifica se o chamado contém as informações necessárias ao preenchimento do Formulário de Incidentes de TIC para o serviço solicitado; 1.2. Atendente verifica se os pré-requisitos para atendimento do serviço solicitado estão em conformidade com o que é exigido. 1.3 Atendente informa usuário a respeito dos pré-requisitos e tempo máximo para atendimento da solicitação. |
Saídas |
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Atividade: |
2. Analisar Banco de FAQ |
Entradas |
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Procedimentos |
2.1 Atendente consulta a base de conhecimento (Banco de FAQs) e localiza o procedimento para atendimento do incidente e associa ao chamado, e tem as seguintes hipóteses de atendimento: 2.2 Atendente encaminha o chamado para a fila de atendimento do serviço ou para a fila da unidade responsável pelo atendimento do incidente; 2.2 Atendente, caso não encontre o procedimento na base de conhecimento, prepara para o chamado ao próximo nível de atendimento; 2.2. Atendente localiza informação na base de conhecimento (Banco de FAQs) de que se trata de um incidente urgente e prepara o chamado para o Terceiro Nível de Atendimento. |
Saídas |
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Atividade: |
3. Escalonar o chamado |
Entradas |
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Procedimentos |
3.1 Atendente de Primeiro Nível após verificar que não se trata de um chamado urgente, e que também não é possível solucionar por sua equipe, encaminha para o Grupo Solucionador de Segundo Nível. 3.2 Atendente de Segundo Nível, verificando ser um chamado urgente, encaminha para o Grupo Solucionador do PJRO. 3.3 Atendente de Segundo Nível, após verificar que não se trata de um chamado urgente, e que também não é possível solucionar por sua equipe, encaminha para o Grupo Solucionador do PJRO. 3.4 Atendente do Grupo Solucionador do PJRO, verificando ser um chamado urgente, encaminha para o Grupo Solucionador de Terceiro Nível correspondente ao serviço; |
Saídas |
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Atividade: |
4. Associar FAQ |
Entradas |
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Procedimentos |
4.1 Alimentação do chamado com a informação da FAQ que contém a solução. |
Saídas |
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Atividade: |
5. Aplicar solução |
Entradas |
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Procedimentos |
5.1 Atendente abre o procedimento de atendimento à requisição e executa os passos da forma como estiver descrito na FAQ; 5.2 Atendente certifica-se de que todas as etapas do procedimento foram executadas e que o resultado esperado foi alcançado; 5.3 Atendente informa o usuário sobre o término do procedimento e solicita ao usuário que confira o resultado do serviço; 5.4 Em caso de falhas durante a execução, o atendente deverá fazer as devidas adequações e tentativas a fim de concluir a execução do procedimento; 5.5 Em caso de impossibilidade na execução, o atendente deverá informar no chamado as dificuldades encontradas; 5.6 O atendente deverá encaminhar o chamado para encerramento em caso de sucesso na execução do procedimento; 5.7 O atendente deverá escalar o chamado para terceiro nível de atendimento em caso de impossibilidade de execução do procedimento da solução; |
Saídas |
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Atividade: |
6. Encerrar o chamado |
Entradas |
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Procedimentos |
6.1 Atendente busca contato com o solicitante para informações a respeito do atendimento realizado; 6.2 Atendente informa no fechamento do chamado se a solicitação foi atendida e se o prazo limite para atendimento foi alcançado; 6.3 Atendente encaminha o chamado para análise de qualidade caso a solicitação não tenha sido atendida ou o prazo limite tenha sido alcançado. |
Saídas |
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Atividade: |
7. Criar ou Atualizar e Associar FAQ |
Entradas |
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Procedimentos |
7.1 O Atendente deve consultar a base de conhecimento e verificar se existe FAQ com conteúdo semelhante ao que pretende criar; 7.2 Caso já exista FAQ semelhante, atualizar a FAQ incluindo novos procedimentos; 7.3 Caso não exista FAQ semelhante, criar nova FAQ categorizando-a e atribuindo palavras-chave, quantas forem necessárias; |
Saídas |
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Atividade: |
8. Análise de Qualidade |
Entradas |
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Procedimentos |
8.1 Atendente analisa o chamado a fim de identificar o motivo do prazo limite ter sido alcançado; 8.2 Atendente analisa o chamado a fim de identificar o motivo da requisição não ter sido atendida; 8.3 Atendente analisa o relatório de pesquisa de satisfação em busca de informações sobre o atendimento realizado; 8.4 Atendente registra incidente caso ocorrer falha na aplicação que possa ter impedido o atendimento ao serviço; 8.5 Atendente informa unidade responsável pelo serviço a respeito do resultado da análise de qualidade. |
Saídas |
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Atividade: |
9. Suporte Terceirizado ou Garantia |
Entradas |
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Procedimentos |
O Atendente deverá acionar o Suporte Técnico Terceirizado por meio dos canais disponíveis; O Atendente deverá anotar o número do chamado no campo específico do sistema OTRS; O Atendimento terceirizado deverá ser acompanhado até sua conclusão; |
Saídas |
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Atividade: |
10. Implementar a solução |
Entradas |
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Procedimentos |
Atendente implementa solução que não está no escopo de trabalho do Processo de Gerenciamento de Mudanças, Implantação e Liberação de TIC. |
Saídas |
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Atividade: |
11. Informar os motivos da não implementação da solução |
Entradas |
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Procedimentos |
Após análise e tramitação por meio do Processo de Gerenciamento de Mudanças, Liberação e Implantações de TIC, o Comitê Consultivo de Mudanças poderá entender que não é oportuna a implementação, motivando o não atendimento. |
Saídas |
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Controle do processo:
ID |
1 |
Processo |
Gerenciamento de Incidentes de TIC |
Dono do Processo |
Diretor da DISUS |
Indicador |
Atendimentos realizados com êxito pela equipe de atendimento. |
Justificativa |
Medir a capacidade de atendimento da equipe. |
Periodicidade |
Mensal |
Intervalo |
3 últimos meses |
Regra de cálculo |
(Total de Incidentes de TIC registrados no período e fechados com êxito/ Total de Incidente de TIC Registrados no período) * 100
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Meta |
>=90% |
Origem dos Dados |
Por Aqui |
Responsável pela coleta |
Diretor (a) do DESEIN |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor (a) do DESEIN |