Processo de Tratamento e Resposta a Incidentes de Rede
(Anexo Único do Ato n. 1156/2023-PR, DJe 158 de 25/08/2023 - DJE - SEI)
Dono do Processo: Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação
Este processo é responsável por direcionar o gerenciamento de tratamento e resposta a incidentes de rede, estabelecendo uma visão ampla dos processos e procedimentos que deverão ser utilizados, bem como a atuação dos envolvidos no processo.
Objetivos:
-
Assegurar que processos, métodos e procedimentos padronizados sejam utilizados para atuar de forma rápida e eficiente no atendimento dos incidentes de rede;
-
Estabelecer responsabilidades e papéis a serem desempenhados dentro do processo;
-
Melhorar os indicadores relacionados ao tratamento de incidentes de rede;
-
Melhorar a capacidade de responder de forma satisfatória a incidentes;
-
Ajudar a prevenir futuras ocorrências, através da manutenção de uma base de lições aprendidas;
-
Contribuir na evolução do gerenciamento de continuidade de serviços de TIC.
Fluxo do Processo de Gerenciamento de Demandas de TIC - Recebimento de Demandas:
(clique na imagem para ampliar)
Tabela RACI:
ATIVIDADE/FUNÇÕES |
USUÁRIO(A) DE TIC |
CENTRAL DE SERVIÇOS |
SERED (Seção de Redes) |
Criar chamado no sistema Por Aqui |
R |
I |
I |
1. Analisar o Chamado |
- |
A/R |
I |
2. Encaminhar para tratamento |
I |
A/R |
I |
3. Analisar chamado |
- |
I |
A/R |
4. Recuperar ativo manualmente |
I |
- |
A/R |
5. Substituir Equipamento |
I |
I |
A/R |
6. Solicitar Alteração |
I |
I |
A/R |
Processo de Gerenciamento de Mudanças, Liberação e Implantação |
Matriz de responsabilidade conforme o respectivo processo. |
||
7. Reclassificar Ticket |
I |
A/R |
- |
Processo de Gerenciamento da Central de Serviços |
Matriz de responsabilidade conforme o respectivo processo. |
||
Legendas tabela RACI: R: Responsável - quem deve executar uma atividade (o executor); A: Autoridade - quem deve responder pela atividade, o dono (apenas uma autoridade pode ser atribuída por atividade); C: Consultado - quem deve ser consultado e participar da decisão ou atividade no momento que for executada; I: Informado - quem deve receber a informação de que uma atividade foi executada. |
Descrição das Atividades:
Atividade: |
1. Analisar o chamado |
Entradas |
1.a Chamado registrado no sistema Por Aqui por qualquer usuário de TIC como incidente de rede; 1.b Chamado registrado no sistema Por Aqui por qualquer usuário de TIC e reclassificado automaticamente pelo sistema como incidente de rede; 1.c Chamado registrado no sistema Por Aqui pelo sistema de monitoramento como incidente de rede. |
Procedimentos |
Central de Serviços analisa e valida a classificação do chamado, conforme parâmetros do Sistema de Gerenciamento de Serviços (Por Aqui). |
Saídas |
1.1 Chamado identificado como incidente de rede. 1.2 Chamado não identificado como incidente de rede. (Seguir para atividade 7). |
Atividade: |
2. Encaminhar para tratamento |
Entradas |
1.1 Chamado identificado como incidente de rede pela Central de Serviços. |
Procedimentos |
Central de Serviços encaminha o chamado para análise e tratamento pela Sered. |
Saídas |
2.1 Chamado encaminhado pela Central de Serviços à Sered pelo sistema Por Aqui. |
Atividade: |
3. Analisar Chamado |
Entradas |
1c. Chamado registrado pelo sistema de monitoramento como incidente de rede. 2.1 Chamado encaminhado pela Central de Serviços à Sered pelo sistema Por Aqui. |
Procedimentos |
Sered analisa o incidente para determinar quais medidas devem ser tomadas. |
Saídas |
3.1 Ativo recuperado automaticamente, chamado concluído com êxito. 3.2 Ativo não recuperado automaticamente, dar sequência na identificação do problema. |
Atividade: |
4. Recuperar ativo manualmente |
Entradas |
3.2 Ativo não recuperado automaticamente, dar sequência na identificação do problema. |
Procedimentos |
Sered tenta recuperar o ativo manualmente. |
Saídas |
4.1 Ativo recuperado manualmente, chamado concluído com êxito. 4.2 Ativo não recuperado, Sered identificou que é necessário substituir o equipamento. (Seguir para Atividade 5) 4.3 Ativo não recuperado, Sered identificou que é necessário alterar a configuração. (Seguir para Atividade 6) |
Atividade: |
5. Substituir equipamento |
Entradas |
4.2 Ativo não recuperado, Sered identificou que é necessário substituir o equipamento. |
Procedimentos |
Sered realiza a substituição do equipamento. |
Saídas |
5.1 Sered substituiu o equipamento, é necessário alterar a configuração. 5.2 Sered substituiu o equipamento, não é necessário alterar a configuração: chamado concluído com êxito. |
Atividade: |
6. Solicitar Alteração |
Entradas |
4.3 Ativo não recuperado, Sered identificou que é necessário alterar a configuração. 5.1 Sered substituiu o equipamento, é necessário alterar a configuração. |
Procedimentos |
Sered solicita autorização para alterar configuração, conforme Processo de Gerenciamento de Mudanças, Liberação e Implantação. |
Saídas |
6.1 Configuração alterada, chamado concluído com êxito. 6.2 Alteração da configuração não aprovada: Sered solicita novamente a autorização. |
Atividade: |
7. Reclassificar o Ticket |
Entradas |
1.2 Chamado não identificado como incidente de rede. |
Procedimentos |
Central de Serviços reclassifica o ticket, conforme Processo de Gerenciamento da Central de Serviços de TIC. |
Saídas |
Ticket reclassificado. |
Indicador do Processo:
ID |
1 |
Processo |
Processo de Tratamento e Resposta a Incidentes de Rede: |
Dono do Processo |
Diretor(a) da DINFRA (Divisão de Infraestrutura) |
Indicador |
Índice de Disponibilidade de cada rede. |
Justificativa |
Manter o controle sobre a resposta aos incidentes de rede identificados. |
Periodicidade |
Mensal |
Intervalo |
3 últimos meses |
Regra de cálculo |
(Total de Incidentes de Rede registrados no período e fechados com êxito/Total de Incidentes de Rede registrados no período) * 100. Os incidentes de Rede são referentes ao processo de trabalho configurado no Sistema de Gerenciamento de Serviços e Sistema de Monitoramento. |
Meta |
>=90% |
Origem dos Dados |
Por Aqui e Sistema de Monitoramento. |
Responsável pela coleta |
Chefe da Sered |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor(a) do DESEIN |
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