Processo de Gerenciamento de Requisições de Serviço de TIC
(Anexo II do Ato n. 1601/2019-PR - DJe n. 177/2017, alterado pelo Ato n. 306/2021, DJe 065/2021)
Dono do Processo: Diretor da Disus
O Processo de Gerenciamento de Requisições de Serviço de TIC é responsável por gerenciar as requisições por serviços padrão dos usuários de TIC e prover informações sobre os serviços de TIC.
Objetivos:
- Demonstrar para as áreas do PJRO e aos demais interessados e envolvidos, o processo de Gerenciamento de Requisições de Serviço de TIC;
- Assegurar que métodos e procedimentos padronizados sejam utilizados para atuar de forma rápida e eficiente;
- Manter a satisfação dos usuários com a qualidade dos Serviços de TIC;
- Otimização dos recursos com resolução de requisições de serviço já em primeiro nível de atendimento.
Fluxo:
(clique na imagem para ampliar)
Descrição das Atividades:
Atividade: |
1. Análise e Diagnóstico |
Entradas |
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Procedimentos |
1.1. Atendente verifica se o chamado contém as informações necessárias ao preenchimento do Formulário de Requisição de Serviço para o serviço solicitado; 1.2. Atendente verifica se os pré-requisitos para atendimento do serviço solicitado estão em conformidade com o que é exigido. 1.3 Atendente informa usuário a respeito dos pré-requisitos e tempo máximo para atendimento da solicitação. |
Saídas |
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Atividade: |
2. Analisar Banco de FAQ |
Entradas |
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Procedimentos |
2.1 Atendente consulta a base de conhecimento (Bando de FAQs) e localiza o procedimento para atendimento à requisição e associa ao chamado; 2.2 Atendente encaminha o chamado para a fila de atendimento do serviço ou para a fila da unidade responsável pelo atendimento das requisições; 2.2 Atendente, caso não encontre o procedimento na base de conhecimento, escala o chamado ao próximo nível de atendimento; |
Saídas |
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Atividade: |
3. Escalonar o chamado |
Entradas |
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Procedimentos |
3.1 Atendente de segundo nível identifica unidade responsável para atendimento da requisição; 3.2 Atendente de segundo nível escala o chefe da unidade para que designe um atendente para a requisição, que será responsável pela escrita do procedimento; 3.3 Atendente de segundo nível bloqueia o chamado para o atendente designado para que faça o atendimento e providencie a escrita do procedimento; |
Saídas |
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Atividade: |
4. Escalonar o chamado |
Entradas |
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Procedimentos |
4.1 Atendente busca contato com o solicitante para agendar o horário de atendimento; 4.1.1 Quando houver disponibilidade de tempo e recursos para o solicitante e para o atendente, o atendimento poderá ser realizado de imediato; 4.2 Atendente move o chamado para a respectiva fila do serviço caso haja; 4.3 Atendente informa no chamado a data de agendamento e altera o status para pendente até o horário marcado com o solicitante; |
Saídas |
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Atividade: |
5. Aplicar solução |
Entradas |
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Procedimentos |
5.1 Atendente abre o procedimento de atendimento à requisição e executa os passos da forma como estiver orientado na FAQ; 5.2 Atendente certifica-se que todas as etapas do procedimento foram executadas e que o resultado esperado foi alcançado; 5.3 Atendente informa o usuário sobre o término do procedimento e solicita ao usuário que confira o resultado do serviço; 5.4 Em caso de falhas durante a execução, o atendente deverá fazer as devidas adequações e tentativas a fim de concluir a execução do procedimento; 5.5 Em caso de impossibilidade na execução, o atendente deverá informar no chamado as dificuldades encontradas; 5.6 O atendente deverá encaminhar o chamado para encerramento em caso de sucesso na execução do procedimento; 5.7 O atendente deverá escalar o chamado para terceiro nível de atendimento em caso de impossibilidade de execução do procedimento da solução; |
Saídas |
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Atividade: |
6. Aplicar solução |
Entradas |
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Procedimentos |
6.1 Atendente refaz os passos do atendimento em busca de falha na execução; 6.2 Atendente certifica-se de que as permissões para execução estão corretas e que não há falhas no produto que estariam impedindo a execução; 6.3 Atendente certifica-se que as informações no procedimento de atendimento estão claras e concisas, permitindo que qualquer pessoa autorizada possa executar o procedimento; 6.4 Atendente busca aplicar solução conhecida que possa atender a necessidade do usuário; 6.5 Atendente informa como nota no chamado as providências tomadas para a realização do atendimento ao usuário e encaminha o chamado para fechamento:
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Saídas |
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Atividade: |
7. Encerrar o chamado |
Entradas |
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Procedimentos |
7.1 Atendente busca contato com o solicitante para informações a respeito do atendimento realizado; 7.2 Atendente informa no fechamento do chamado se a solicitação foi atendida e se o prazo limite para atendimento foi alcançado; 7.3 Atendente encaminha o chamado para análise de qualidade caso a solicitação não tenha sido atendida ou o prazo limite tenha sido alcançado. |
Saídas |
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Atividade: |
8. Análise de Qualidade |
Entradas |
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Procedimentos |
8.1 Atendente analisa o chamado a fim de identificar o motivo do prazo limite ter sido alcançado; 8.2 Atendente analisa o chamado a fim de identificar o motivo da requisição não ter sido atendida; 8.3 Atendente analisa o relatório de pesquisa de satisfação em busca de informações sobre o atendimento realizado 8.4 Atendente registra incidente caso a ocorrer falha na aplicação que possa ter impedido o atendimento ao serviço; 8.5 Atendente informa unidade responsável pelo serviço a respeito do resultado da análise de qualidade |
Saídas |
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Atividade: |
Processo de Gerenciamento de Incidentes de TIC |
Entradas |
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Procedimentos |
Atendente deverá acompanhar o atendimento do incidente registrado, informando o usuário quando necessário; |
Saídas |
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Controle do processo:
ID |
1 |
Processo |
Gerenciamento de Requisições de Serviço de TIC |
Dono do Processo |
Diretor da DISU |
Indicador |
Atendimentos realizados com êxito pela equipe de atendimento. |
Justificativa |
Medir a capacidade de atendimento da equipe. |
Periodicidade |
Mensal |
Intervalo |
3 últimos meses |
Regra de cálculo |
(Total de Requisições de Serviço de TIC fechadas com êxito/ Total de Requisições de Serviço de TIC Registradas) * 100
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Meta |
>=90% |
Origem dos Dados |
Por Aqui |
Responsável pela coleta |
Diretor (a) do DESEIN |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor (a) do DESEIN |
Regras e Diretrizes:
As regras descritas a seguir, são comuns aos processos de gerenciamento de Requisições de Serviço de TIC e Gerenciamento de Requisições de Acesso de TIC.
6.1 Compõem o grupo solucionador de primeiro nível:
6.1.1. SEHD
6.1.2. Equipe de atendimento terceirizada designada;
6.2. Compõem o grupo solucionador de segundo nível:
6.2.1. SEAT
6.2.2. SEASIS
6.2.3. Equipe de atendimento terceirizada designada;
6.3. Compõem o Grupo Solucionador de Terceiro Nível todas as outras unidades da STIC que não sejam SEHD, SEAT, SEASIS e Equipe de atendimento terceirizada;
6.4. Considerando requisitos de segurança da informação e proteção de dados, poderá ser designada equipe específica de atendimento para produtos específicos do catálogo de serviços.
6.5. A pesquisa de satisfação é encaminhada automaticamente para o cliente/usuário pelo Sistema de Gerenciamento de Serviços. O formulário foi projetado para avaliar a satisfação do usuário com o atendimento, e ter respostas específicas sobre o atendimento.
6.6. As FAQs devem ser construídas dentro do Sistema de Gerenciamento de Serviço organizadas em uma árvore de categorias que reflita o catálogo de serviços. Deve conter no mínimo os seguintes campos:
6.6.1. Título: uma breve descrição sobre o conteudo da FAQ;
6.6.2. Palavras-chave: um conjunto de palavras que servem para agilizar a pesquisa;
6.6.3. Categoria: categoria que a FAQ se aplica segundo Catálogo de Serviços;
6.6.4. Estado: indica o grau de acesso para a FAQ:
6.6.4.1. Interno: Somente atendentes podem ver;
6.6.4.2. Externo: Somente usuários podem ver;
6.6.4.3. Público: Todos podem ver;
6.6.5. Validade: informa se a FAQ ainda é válida para uso;
6.6.6. Anexo: caso possuo outros documentos necessários para a FAQ, pode-se adicionar como anexos.
6.6.7. Sintoma: para requisições de serviço, deve-se descrever aqui o serviço;
6.6.8. Problema: não é útil para requisições de serviço e pode ficar em branco;
6.6.9. Solução: para requisições de serviço e acesso, descrever como atender;
6.6.10. Comentário: informar aqui o grupo solucionador, as permissões necessárias para executar a solução, o número de chamados e FAQ’s importantes relacionadas, respostas padrão, informações necessárias para o grupo solucionador e demais informações adicionais relevantes.
7. As FAQ’s devem ser revisadas sempre que possível.
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