Processo de Acesso à Informações na STIC
Anexo II do Ato n. 2058/2024, publicado no DJe n. 226, de 3/12/2024.
Dono(a) do Processo: Secretário(a) de TIC
Este processo é responsável por direcionar os procedimentos para levantamento de informações para atender, no âmbito da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação - STIC, solicitações que tenham como fundamentação a Lei de Acesso à Informação e a Resolução n. 017/2017-TJRO. Aborda-se nesse processo quando a STIC é proprietária da informação e quando ela se limita a levantar os dados para unidade proprietária.
Objetivos:
- Aperfeiçoar o fluxo de informações referente ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação no âmbito da STIC;
- Determinar claramente as responsabilidades dos envolvidos;
- Dar transparência das etapas existentes no processo de resposta às solicitações de Acesso à Informação;
Fluxo:
(clique na imagem para ampliar)
Matriz de Responsabilidade
ATIVIDADES |
OUVIDORIA |
UNIDADE PROPRIETÁRIA |
RESPONSÁVEL PELO |
1. Registrar solicitação no Sistema SEI |
R/A |
- |
- |
2. Encaminhar para unidade proprietária da informação |
R/A |
- |
- |
3. Avaliar e Deliberar sobre o pedido |
C/I |
R/A |
C/I |
4. Avaliar solicitação e o prazo necessário |
C/I |
C/I |
R/A |
5. Registar informação sobre tempo estimado de conclusão |
C/I |
C/I |
R/A |
6. Providenciar as informações solicitadas |
C/I |
C/I |
R/A |
7. Devolver informações a Unidade Proprietária |
C/I |
C/I |
R/A |
8. Responder Solicitação |
C/I |
R/A |
C/I |
9. Devolver informações ao solicitante |
R/A |
C/I |
C/I |
Legendas tabela RACI: R: Responsável - quem deve executar uma atividade (o executor); A: Autoridade - quem deve responder pela atividade, o dono (apenas uma autoridade pode ser atribuída por atividade); C: Consultado - quem deve ser consultado e participar da decisão ou atividade no momento que for executada; I: Informado - quem deve receber a informação de que uma atividade foi executada. |
Descrição das Atividades:
Atividade: |
1. Registrar solicitação no Sistema SEI |
Unidade Responsável |
Ouvidoria |
Entrada(s) |
Solicitação de informação conforme estabelecido na Lei de Acesso à Informações. |
Procedimentos |
- Registrar solicitação recebida no sistema de Ouvidoria e no SEI. |
Saída(s) |
1.1 Solicitação registrada. |
Atividade: |
2. Encaminhar para unidade proprietária da informação |
Unidade Responsável |
Ouvidoria |
Entrada(s) |
1.1 Solicitação registrada no sistema de Ouvidoria e no SEI. |
Procedimentos |
- Encaminhar SEI para a unidade proprietária da informação. |
Saída(s) |
2.1 Solicitação reencaminhada por meio do SEI. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Unidade proprietária da informação |
Atividade: |
3. Avaliar e deliberar sobre o pedido |
Unidade Responsável |
Unidade proprietária da informação |
Entrada(s) |
2.1 Solicitação de informação encaminhada pela Ouvidoria em atendimento ao cidadão. |
Procedimentos |
- Analisar e deliberar acerca da solicitação de informação, conforme previsão em normativos correlatos à classificação de informação. - Verificar se a informação precisa ser levantada pela STIC. |
Saída(s) |
3.1 A informação precisa ser levantada junto à STIC: despacho solicitando o levantamento da informação solicitada. (Seguir para a atividade 4) 3.2 A informação não precisa ser levantada junto à STIC: Reunir informações. (Seguir para a atividade 8) |
Unidade(s) Receptora(s) |
3.1 Unidade da STIC responsável pelo ativo de TIC em que a informação foi registrada. 3.2 Unidade Proprietária da informação. |
Atividade: |
4. Avaliar solicitação e o prazo necessário |
Unidade Responsável |
Responsável pelo ativo de TIC |
Entrada(s) |
3.1 Despacho solicitando levantamento de informação. |
Procedimentos |
- Verificar qual ativo registra a informação requerida. - Avaliar se o prazo delimitado pela Ouvidoria é suficiente pra levantar a informação. |
Saída(s) |
4.1 Prazo insuficiente: verificar prazo necessário para levantar informação. (Seguir para atividade 5) 4.2 Prazo suficiente: iniciar levantamento de informações. (Seguir para atividade 6) |
Atividade: |
5. Registrar informação sobre tempo estimado de conclusão |
Unidade Responsável |
Responsável pelo ativo de TIC |
Entrada(s) |
4.1 Prazo insuficiente para levantar informações. |
Procedimentos |
- Verificar o tempo necessário para levantar informações junto ao ativo de TIC. - Elaborar Despacho com o tempo estimado de conclusão do levantamento. |
Saída(s) |
5.1 Despacho informando o prazo necessário para levantar as informações. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Ouvidoria |
Atividade: |
6. Providenciar as informações solicitadas |
Unidade Responsável |
Responsável pelo ativo de TIC |
Entrada(s) |
Levantamento de informações junto ao ativo de TIC. |
Procedimentos |
- Levantar as informações solicitadas. - Elaborar relatório limitado a informar os fatos registrados no ativo de TIC. |
Saída(s) |
6.1 Relatório informando os fatos registrados no ativo de TIC. |
Atividade: |
7. Devolver informações à Unidade Proprietária |
Unidade Responsável |
Responsável pelo ativo de TIC |
Entrada(s) |
6.1 Relatório com os fatos registrados. |
Procedimentos |
- Encaminhar relatório. |
Saída(s) |
7.1 Relatório encaminhado. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Unidade proprietária da informação |
Atividade: |
8. Responder solicitação |
Unidade Responsável |
Unidade proprietária da informação |
Entrada(s) |
3.2 Reunir informações solicitadas pelo requerente. 7.1 Relatório recebido com os fatos registrados no ativo de TIC. |
Procedimentos |
- Analisar e encaminhar os fatos registrados no ativo de TIC. |
Saída(s) |
8.1 Documento elaborado com os fatos registrados no ativo de TIC. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Ouvidoria |
Atividade: |
9. Devolver informações ao solicitante |
Unidade Responsável |
Ouvidoria |
Entrada(s) |
8.1 Documento citando os fatos registrados no ativo de TIC. |
Procedimentos |
- Encaminhar informações coletadas ao requerente. |
Saída(s) |
9.1 Informação encaminhada. |
Unidade(s) Receptora(s) |
Requerente |
Versões Anteriores:
O Processo de trabalho foi instituído inicialmente em 2024, sendo a única versão publicada até o momento.