Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC)
 
Processos de TIC | Processo de Acesso à Informações na STIC

Objetivos:

 

  • Aperfeiçoar o fluxo de informações referente ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação no âmbito da STIC;
  • Determinar claramente as responsabilidades dos envolvidos;
  • Dar transparência das etapas existentes no processo de resposta às solicitações de Acesso à Informação;

 

Fluxo:

ACESSO INFORMACAO 2024

(clique na imagem para ampliar)

 

Matriz de Responsabilidade

 

ATIVIDADES

OUVIDORIA

UNIDADE PROPRIETÁRIA
DO SISTEMA

RESPONSÁVEL PELO
ATIVO DE TIC

1. Registrar solicitação no Sistema SEI

R/A

-

-

2. Encaminhar para unidade proprietária da informação

R/A

-

-

3. Avaliar e Deliberar sobre o pedido

C/I

R/A

C/I

4. Avaliar solicitação e o prazo necessário

C/I

C/I

R/A

5. Registar informação sobre tempo estimado de conclusão

C/I

C/I

R/A

6. Providenciar as informações solicitadas

C/I

C/I

R/A

7. Devolver informações a Unidade Proprietária

C/I

C/I

R/A

8. Responder Solicitação

C/I

R/A

C/I

9. Devolver informações ao solicitante

R/A

C/I

C/I

Legendas tabela RACI:

R: Responsável - quem deve executar uma atividade (o executor);

A: Autoridade - quem deve responder pela atividade, o dono (apenas uma autoridade pode ser atribuída por atividade);

C: Consultado - quem deve ser consultado e participar da decisão ou atividade no momento que for executada;

I: Informado - quem deve receber a informação de que uma atividade foi executada.

 

Descrição das Atividades:

 

Atividade:

1. Registrar solicitação no Sistema SEI

Unidade Responsável

Ouvidoria

Entrada(s)

Solicitação de informação conforme estabelecido na Lei de Acesso à Informações.

Procedimentos

- Registrar solicitação recebida no sistema de Ouvidoria e no SEI.

Saída(s)

1.1 Solicitação registrada.

 

Atividade:

2. Encaminhar para unidade proprietária da informação

Unidade Responsável

Ouvidoria

Entrada(s)

1.1 Solicitação registrada no sistema de Ouvidoria e no SEI.

Procedimentos

- Encaminhar SEI para a unidade proprietária da informação.

Saída(s)

2.1 Solicitação reencaminhada por meio do SEI.

Unidade(s) Receptora(s)

Unidade proprietária da informação

 

Atividade:

3. Avaliar e deliberar sobre o pedido

Unidade Responsável

Unidade proprietária da informação

Entrada(s)

2.1 Solicitação de informação encaminhada pela Ouvidoria em atendimento ao cidadão.

Procedimentos

- Analisar e deliberar acerca da solicitação de informação, conforme previsão em normativos correlatos à classificação de informação.

- Verificar se a informação precisa ser levantada pela STIC.

Saída(s)

3.1 A informação precisa ser levantada junto à STIC: despacho solicitando o levantamento da informação solicitada. (Seguir para a atividade 4)

3.2 A informação não precisa ser levantada junto à STIC: Reunir informações. (Seguir para a atividade 8)

Unidade(s) Receptora(s)

3.1 Unidade da STIC responsável pelo ativo de TIC em que a informação foi registrada.

3.2 Unidade Proprietária da informação.

 

Atividade:

4. Avaliar solicitação e o prazo necessário

Unidade Responsável

Responsável pelo ativo de TIC

Entrada(s)

3.1 Despacho solicitando levantamento de informação.

Procedimentos

- Verificar qual ativo registra a informação requerida.

- Avaliar se o prazo delimitado pela Ouvidoria é suficiente pra levantar a informação.

Saída(s)

4.1 Prazo insuficiente: verificar prazo necessário para levantar informação. (Seguir para atividade 5)

4.2 Prazo suficiente: iniciar levantamento de informações. (Seguir para atividade 6)

 

Atividade:

5. Registrar informação sobre tempo estimado de conclusão

Unidade Responsável

Responsável pelo ativo de TIC

Entrada(s)

4.1 Prazo insuficiente para levantar informações.

Procedimentos

- Verificar o tempo necessário para levantar informações junto ao ativo de TIC.

- Elaborar Despacho com o tempo estimado de conclusão do levantamento.

Saída(s)

5.1 Despacho informando o prazo necessário para levantar as informações.

Unidade(s) Receptora(s)

Ouvidoria

 

Atividade:

6. Providenciar as informações solicitadas

Unidade Responsável

Responsável pelo ativo de TIC

Entrada(s)

Levantamento de informações junto ao ativo de TIC.

Procedimentos

- Levantar as informações solicitadas.

- Elaborar relatório limitado a informar os fatos registrados no ativo de TIC.

Saída(s)

6.1 Relatório informando os fatos registrados no ativo de TIC.

 

Atividade:

7. Devolver informações à Unidade Proprietária

Unidade Responsável

Responsável pelo ativo de TIC

Entrada(s)

6.1 Relatório com os fatos registrados.

Procedimentos

- Encaminhar relatório.

Saída(s)

7.1 Relatório encaminhado.

Unidade(s) Receptora(s)

Unidade proprietária da informação

 

Atividade:

8. Responder solicitação

Unidade Responsável

Unidade proprietária da informação

Entrada(s)

3.2 Reunir informações solicitadas pelo requerente.

7.1 Relatório recebido com os fatos registrados no ativo de TIC.

Procedimentos

- Analisar e encaminhar os fatos registrados no ativo de TIC.

Saída(s)

8.1 Documento elaborado com os fatos registrados no ativo de TIC.

Unidade(s) Receptora(s)

Ouvidoria

 

Atividade:

9. Devolver informações ao solicitante

Unidade Responsável

Ouvidoria

Entrada(s)

8.1 Documento citando os fatos registrados no ativo de TIC.

Procedimentos

- Encaminhar informações coletadas ao requerente.

Saída(s)

9.1 Informação encaminhada.

Unidade(s) Receptora(s)

Requerente

Versões Anteriores:

 

O Processo de trabalho foi instituído inicialmente em 2024, sendo a única versão publicada até o momento.