Processo de Planejamento Orçamentário de TIC
(Anexo I do Ato n. 1102/2017 - DJE n. 171, de 15/9/2017, alterado pelo Ato n. 1091/2020)
Dono do Processo: Diretor do Degov
O Processo de Planejamento Orçamentário é responsável por elaborar o Plano Anual de Contratação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. O desafio deste processo é priorizar, dentro do ano, as ações necessárias à execução do PDTIC, bem como manter a infraestrutura necessária para prover os serviços de TIC. Entre as principais atribuiçÕes desse processo, prode-se citar:
- Complementar o levantamento das necessidades do PJRO realizado no PDTIC que estão relacionadas com a STIC; e
- Definir as contratações relacionadas a projetos, que serão executadas durante a sua vigência.
Objetivos:
- Demonstrar às áreas do PJRO e aos demais interessados e envolvidos, o Processo de Planejamento Orçamentário adotado pela STIC;
- Orientar a STIC no planejamento do orçamento e na elaboração do Plano Anual de Contratação;
- Execução eficiente do orçamento;
- Transparência a respeito do orçamento dos projetos priorizados que serão executados pela STIC;
Fluxo:
Descrição das Atividades:
Atividade: |
1. Solicitar levantamento das demandas para elaboração do orçamento |
Entradas |
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Procedimentos |
1.1 Criação do Processo no SEI. 1.2 Criação da Comunicação Interna. 1.3 Encaminhamento para as unidades internas da STIC. |
Saídas |
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Atividade: |
2. Registra as necessidades por meio de projetos |
Entradas |
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Procedimentos |
2.1 Unidades pesquisam contratações necessárias para sua manter ou melhorar a prestação do serviços sob sua competência. 2.2 As unidades preenchem o formulário encaminhado pelo Gabinete da STIC. 2.3 Encaminham as informações via Despacho para o DEGOV. |
Saídas |
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Atividade: |
3. Consolida as informações |
Entradas |
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Procedimentos |
3.1 Degov consolida todas informações recebidas para decisão no CGesTIC. |
Saídas |
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Atividade: |
4. Avalia e delibera sobre o Planejamento Orçamentário |
Entradas |
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Procedimentos |
4.1 O CGesTIC analisa e delibera sobre as contratações solicitadas. 4.2 O resultado da deliberação é encaminhado ao CGTIC. |
Saídas |
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Atividade: |
5. Analisa e delibera sobre o Planejamento Orçamentário |
Entradas |
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Procedimentos |
5.1 O CGTIC analisa e delibera sobre as contratações encaminhadas pelo CGTIC. |
Saídas |
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Atividade: |
6. Cadastro de projetos |
Entradas |
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Procedimentos |
6.1 Cadastramento dos projetos que possuem as contratações. |
Saídas |
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Atividade: |
7. Define equipe de Planejamento |
Entradas |
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Procedimentos |
7.1 O CGesTIC define as equipes de planejamento para as contratações. |
Saídas |
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Atividade: |
8. Minuta o Plano de Contratação |
Entradas |
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Procedimentos |
8.1 A unidade prepara a minuta do Ato que instituirá ou revisará o Plano de Anual de Contratação da STIC. 8.2 A unidade prepara a minuta do Anexo Único do Ato que instituirá ou revisará o Plano Anual de Contratação da STIC. |
Saídas |
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Atividade: |
9. Avalia e delibera Minuta 10. Encaminha ao CMI para publicação |
Entradas |
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Procedimentos |
9.1 Analisa e delibera sobre a minuta. 10.1 Em caso positivo, CGesTIC encaminha para o Publicação, caso contrário devolve a Degov para ajustes. |
Saídas |
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Controle do processo:
ID |
1 |
Processo |
Planejamento de Planejamento Orçamentário |
Dono do Processo |
Diretor (a) do Departamento de Estratégia e Governança de TIC |
Indicador |
Índice de Plano de Contratação da STIC elaborado de acordo com o processo |
Justificativa |
Manter o controle sobre os Plano de Contratação da STIC e verificar a eficácia do processo. |
Periodicidade |
Anual |
Intervalo |
2 últimos anos. |
Regra de cálculo |
IPCE = (TPCE / TPC) X100, onde TPCE = Total de Planos de Contratação da STIC elaborados no período seguindo o processo definido a partir da publicação desse processo; TPC = Total de Plano de Contratação da STIC elaborado no período a partir da publicação desse processo. |
Meta |
IPCE = 100% |
Origem dos Dados |
Planos de Contratações da STIC elaborados |
Responsável pela coleta |
Diretor (a) do DIESE |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor (a) do DEGOV |
Regras e Diretrizes:
Para que o Processo de Planejamento Orçamentário seja efetivo é necessário que as seguintes regras e diretrizes sejam cumpridas:
- O prazo máximo de encaminhamento da CI com formulário para levantamento das necessidades é até o final do mês de janeiro, o prazo de resposta para as unidades deve ser até o final do mês de março.
- As pessoas que irão compor qualquer Equipe de Planejamento da Contratação deverão ser alocadas para as atividades do processo de Planejamento da Contratação em, no mínimo, tempo parcial e suas atividades cotidianas deverão ser realocadas ou sofrer nova priorização pela chefia imediata durante o período de planejamento da contratação.
- Os projetos serão elaborados de acordo com a Metodologia de Gerenciamento de Projeto.
- As informações que constarão no formulário podem ser ajustadas anualmente, mas devem compreender o necessário para a elaboração da proposta orçamentária e do projeto, caso seja aprovada a necessidade levantada.
- A minuta do Plano de Contratação será iniciada após o evento institucional de priorização de projetos.
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