Processo de Gerenciamento de Backup
(Anexo IV do Ato n. 1254/2017 - Dje n. 171, de 15/09/2017, alterado pelo Ato 580/2021)
Dono do Processo: Chefe da Seção de Continuidade dos Serviços Essenciais de TIC
O Processo de Gerenciamento de Backup é responsável por evitar ou minimizar as perdas de trabalho caso algum incidente indesejado ocorra. Objetiva orientar a elaboração de estratégias de salvaguardas dos dados institucionais, conforme orientações do Comitê de Gestão de TIC.
Objetivos:
- Demonstrar às áreas do PJRO e aos demais interessados e envolvidos, o processo de Gerenciamento de Backup adotado para salvaguardar os dados institucionais;
- Estabelecer responsabilidades e descrever as atividades de Gestão de Backup no Poder Judiciário do Estado de Rondônia;
- Salvaguardar os dados institucionais.
Fluxo:
O proceso de Gerenciamento de Backup é divido em 2 subprocessos: Backup e Restauração.
Processo de Gerenciamento de Backup - Backup
Atividade: |
1. Analisar a solicitação de Backup |
Entradas |
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Procedimentos |
1.1 A implementação do backup deve ser no mínimo proveniente de uma RDM (Processo de Gerenciamento de Liberação, Mudança e Implantação de TIC), ou em decorrência de um projeto, conforme Plano de Gerenciamento do Projeto. 1.2 A solicitação deve conter as informações de infraestrutura, base de dados e requisitos de backup. 1.3 O solicitante deve fornecer esclarecimentos e informações à equipe da SECSE, caso seja solicitado. |
Saídas |
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Atividade: |
2. Definir estratégia de Backup |
Entradas |
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Procedimentos |
2.1 SECSE determina qual rotina de backup é a mais indicada para o serviço. 2.2 SECSE interage com o solicitante para verificar se a estratégia atende as necessidades. 2.3 SECSE faz as anotações em seus controles do resultado da aprovação. |
Saídas |
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Atividade: |
3. Propor nova estratégia de Backup |
Entradas |
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Procedimentos |
3.1 SECSE avalia dentre as possibilidades técnicas uma nova rotina de backup com base nos requisitos estabelecidos. 3.2 SECSE submete a aprovação da DESEIN a nova rotina. 3.3. Em caso de aprovação da rotina, a SECSE interage com o solicitante para verificar se a estratégia atende as necessidades. |
Saídas |
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Atividade: |
4. Implementar a solicitação de Backup |
Entradas |
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Procedimentos |
4.1 SECSE implementa o serviço na rotina de backup, com a documentação e controles que achar necessário.. |
Saídas |
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Processo de Gerenciamento de Backup - Restauração
Atividade: |
1. Avaliar a solicitação |
Entradas |
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Procedimentos |
1.1 A solicitação decorrente da Requisição de Serviço de TIC, deve ser solucionada conforme FAQ correspondente. 1.2 Avalia se o INCIDENTE DE TIC contém as informações de infraestrutura, base de dados e requisitos de backup. |
Saídas |
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Atividade: |
2. Solicita restauração de dados. |
Entradas |
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Procedimentos |
2.1 A solicitação decorrente de um INCIDENTE DE TIC deve conter as informações de infraestrutura, base de dados e requisitos de backup. |
Saídas |
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Atividade: |
3. Implementar a restauração (Processo de Gerenciamento das Requisições de Serviço) |
Entradas |
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Procedimentos |
3.1 Procedimento de restauração de baixa complexidade que deve ser atendido como Requisição de Serviço. Somente em caso de inviabilidade de recuperação destes dados, deverá ser encaminhado à SECSE. |
Saídas |
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Atividade: |
3. Implementar a restauração |
Entradas |
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Procedimentos |
3.1 Executa os procedimentos de restauração dos dados ou do serviço conforme solicitado. |
Saídas |
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Atividade: |
4. Comunicar o resultado da restauração |
Entradas |
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Procedimentos |
4.1 Comunicar ao solicitante pelo meio devido os resultados. |
Saídas |
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Atividade: |
5. Apresenta informações solicitadas |
Entradas |
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Procedimentos |
5.1 Responsável pela solicitação apresenta informações adicionais. |
Saídas |
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Controle do processo:
ID |
1 |
Processo |
Gerenciamento de Backup |
Dono do Processo |
Chefe da Seção de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC - SECSE |
Indicador |
Índice de Atendimento das Restaurações de Backup - IARB |
Justificativa |
Avaliar a efetividade e eficácia da salvaguarda dos dados contidos nas soluções de infraestrutura do PJRO. |
Periodicidade |
Trimestral |
Intervalo |
3 últimos meses |
Regra de cálculo |
IARB = (Total de Incidentes Atendidos “Com Êxito”) / (Total de Incidentes Abertos) * 100 Onde: Total de Incidentes Atendidos: quantidade de chamados fechados “Com Êxito” por meio do POR AQUI dos incidentes de “Restauração”; Total de Incidentes Abertos: quantidade de chamados abertos por meio do POR AQUI de incidentes de “Restauração”. |
Meta |
IARB >= 90% |
Origem dos Dados |
Sistema Por Aqui. Observação: Solicitações originárias de outros meios de comunicação devem ser transportadas para o sistema POR AQUI, por ser o Sistema de Gerenciamento de Serviços, e que pelo qual será feita a leitura dos indicadores. |
Responsável pela coleta |
Chefe da Seção de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC |
Responsável pela análise do indicador |
Chefe da Seção de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC |
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